Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba

Artes Integradas

Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

16/09/2023 às 10:00 (420 minutos)

Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 , Centro, 09010-160, Santo André, SP

Conduzida pela produtora cultural Anita Carvalho, a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba, teve suas atividades iniciadas em outubro de 2015, acontecendo regularmente no 2º domingo de cada mês na Vila de Paranapiacaba.
A Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba se tornou referência, fazendo parte também da agenda cultural da Vila, acontecendo junto com os principais eventos e no 2º domingo de cada mês. Sua atividade foi interrompida devido ao COVID-19, e sua produtora, Anita Carvalho, optou por realizar a Feira, de forma online durante esse período. Sendo assim, além de referência como feira de arte, artesanato e antiguidades em toda grande São Paulo, ela também tem se tornado referência em trazer essa experiência no ambiente digital.
Além deste calendário oficial, a Feira participa de eventos extras em Paranapiacaba , quando solicitada. Também participa de eventos em espaços fora da Vila, aumentando sua representatividade dentro do estado de São Paulo. Dentre esses espaços, podemos citar o Mercado Municipal de São Paulo, parques da cidade como o Parque Central, Parque Pref. Celso Daniel, Parque Chácara Pignatari, Shopping Atrium, Instituto Acqua, eventos como o Festival Multicultural de Santo André, entre outros.
A Feira é referência em seu modelo de economia criativa, estimulando artistas, artesãos e micro empreendedores, gerando trabalho, renda e valorização cultural de expositores, artistas, oficineiros e produtores de diversas regiões. Isso estimula e garante o constante intercâmbio cultural que ela promove. Ela conta com a participação de 40 a 50 expositores, provenientes de toda a região metropolitana de São Paulo e principalmente das cidades vizinhas, além de moradores da Vila.
A Feira tem por objetivo reunir artesãos, antiguidades e artistas nas mais diversas expressões culturais. É uma feira cultural pontuada por vendas. Alguns expositores a tem como loja física, atraindo seus clientes para a Vila histórica, que em meio a esse contexto oferece também a contemplação dos equipamentos turísticos como o Museu Funicular, Museu Castelinho, as trilhas, entre outros.

Gerência de Teatros e Auditório

A GTA (Gerência de Teatros e Auditório) faz parte do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Lazer no município de Santo André.