Classificação Etária: 18 anos
Casa do Olhar Luiz Sacilotto
ver mapaocultar mapaTodo sábado de 7 de outubro a 9 de dezembro de 2023 às 14:00
Preço: Grátis
Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP
Descrição
O Curso de Introdução à Cerâmica Artística será ministrado pelo artista Marino Bedin no período de 07/10/2023 a 09/12/2023 na Casa do Olhar Luiz Sacilotto.Este curso visa auxiliar artistas e produtores de arte a observar, entender e utilizar a cerâmica como rica potencialidade expressiva para seus trabalhos. A cerâmica será apresentada em suas características (plasticidade, texturas, cores...) e processos produtivos (modelagem, secagem e queima), tornando viáveis projetos de arte que busquem tridimensionalidade e diálogo mais contundente com o espaço e suas possibilidades de ocupação.
A Cerâmica ganha cada dia mais relevância no universo da produção artística. Historicamente mais ligada à produção de objetos utilitários, a Cerâmica tem, no entanto, uma expressividade que os artistas buscam em projetos que explorem formas, cores, texturas e possibilidades abertas à criação, corporificando feições inusitadas, originais, de fortes impacto e beleza. O curso se justifica aqui pela necessidade de conhecer mais a cerâmica em seus processos produtivos e poder incorporá-la na produção de objetos de arte.
O objetivo geral do curso é criar projetos artísticos que utilizem a cerâmica como meio principal de expressão.
Os objetivos específicos englobam aprimorar conhecimentos acerca da produção em cerâmica, experimentar a cerâmica como meio expressivo, utilizá-la em produções de arte, incorporar a cerâmica como potencialidade e possibilidade na produção de projetos artísticos.
Este curso se destina a artistas e produtores de arte, com algum conhecimento prévio de cerâmica.
A metodologia trabalhará com aulas iniciais expositivas em que se pensará a cerâmica em sua história, processos de produção e aplicação em projetos artísticos. Os demais encontros serão de prática na elaboração e execução de um ou mais projetos pessoais de cada participante, que deverá desenvolver obras predominantemente feitas em cerâmica. Cada projeto será acompanhado individualmente pelo proponente do curso que fará elucidações, trará soluções, dará sugestões acerca dos processos necessários para a produção das obras, do projeto inicial até sua efetiva concretização.
PROGRAMA E PLANO DE AULA
1º encontro: Apresentações pessoais. Breve história da Cerâmica (expositiva). Cerâmica utilitária x cerâmica artística (debate). Potencialidades do uso da cerâmica em trabalhos de arte (reflexão). Apresentação da proposta de elaboração e execução de uma ou mais obras de cerâmica, ou que utilizem a cerâmica como principal elemento expressivo. Início do trabalho de experimentação: manipulação das massas, diferenças de texturas e resultados pós-queima (elucidações). Criação inicial coletiva de alguma peça ou obra.
2º encontro: Apresentação individual de cada projeto elaborado pelos participantes e discussão sobre suas viabilidades. Levantamento de materiais necessários e dos procedimentos usuais para a execução de cada projeto. Experimentação coletiva com impressão de texturas e carimbos na massa cerâmica.
3º encontro: Início dos trabalhos individuais. Atendimento individualizado, escalonado ao longo do encontro. No tempo sobrante, experimentação com cortes em placas e seus efeitos expressivos, desenhos em superfície de cerâmica.
4º encontro: Continuação dos trabalhos pessoais de cada artista e das orientações individualizadas, escalonadas ao longo do encontro. No tempo sobrante, experimentação coletiva com tesselas em formas geométricas, pétalas, cacos… na montagem de mosaico.
5º encontro: Continuação dos trabalhos pessoais de cada artista e das orientações individualizadas, escalonadas no decorrer do encontro. No tempo sobrante, experimentação com engobes, técnicas e procedimentos para a colorização de superfícies das peças.
6º encontro: Continuação dos trabalhos pessoais de cada artista e das orientações individualizadas, escalonadas no decorrer do encontro. No tempo sobrante, experimentação com mescla de massas de diferentes cores, técnicas de marmorização.
7º encontro: Continuação dos trabalhos pessoais de cada artista e das orientações individualizadas, escalonadas no decorrer do encontro. No tempo sobrante, experimentação com esmaltes cerâmicos e suas possibilidades expressivas em alta e em baixa temperatura.
8º encontro: finalização e montagem das peças. Apreciação dos resultados. Debate sobre curadoria em cerâmica nos espaços expositivos. Reflexão sobre o processo, impressões pessoais da experiência com cerâmica artística. Finalização.
Vagas limitadas a 10 participantes.
Nascido em São Caetano do Sul, Marino Bedin é formado em Letras pela Universidade de São Paulo e leciona Redação, Literatura Brasileira e Portuguesa há mais de 30 anos. Em 2001, concluiu a licenciatura em Psicologia, procurando aprofundar os seus conhecimentos na área da Psicanálise. O interesse pelas Artes Plásticas e Visuais decorre de sua dedicação à cerâmica — que estuda e pesquisa desde 2005, ano em que cursou modelagem, torneamento e vitrificação em uma das mais importantes escolas técnicas do país, o Senai-SP. A partir de 2007, mantém um ateliê em Santo André, na Vila de Paranapiacaba, patrimônio histórico e ambiental brasileiro, localizada em um dos poucos remanescentes de nossa Mata Atlântica. Por essa razão, a produção de cerâmica na região deve ser responsável e inovadora, metas permanentemente almejadas pelo artista. No ano de 2015, funda, com outros ceramistas, o Funicularte Paranapiacaba, grupo que buscou reunir artistas na Vila. Até 2021, trabalhando com o Funicularte, atuou de modo consistente na divulgação da cerâmica e dos patrimônios da Vila, tanto materiais como os imateriais. Com o encerramento das atividades do grupo, decide participar mais de perto do universo da cerâmica e das artes fora da Vila, tendo sido selecionado, já em setembro de 2021, para a 14a Grande Exposição de Arte Bunkyo, em São Paulo. Em seguida, no primeiro semestre de 2022, foi selecionado, com duas obras, para a XIV Exposição N.A.C.E. de alfareria y ceramica, em Navarrete, na Espanha. Logo depois, solicitado a enviar obra à seleção do
concurso “Ceramics in Love”, em Castellamonte, na Itália. Atualmente, realiza projetos para uma seleção nacional e duas internacionais.