Mostra de Processos Escola Livre de Teatro de Santo André

Durante duas semanas, a ELT promove intensa programação com aulas abertas, fóruns de debates e compartilhamento dos processos artísticos. No evento de abertura, uma conversa acerca das narrativas e epistemologias que têm fundamentado e orientado pedagogicamente as pesquisas de criação da escola.
Programação completa: https://culturaz.santoandre.sp.gov.br/evento/5067/

Teatro Conchita de Moraes

Dia 4 de julho de 2023 às 09:00. Grátis; Dia 5 de julho de 2023 às 17:00. Grátis; Dia 6 de julho de 2023 às 18:30. Grátis; Dia 7 de julho de 2023 às 18:30. ; Dia 10 de julho de 2023 às 18:30. Grátis; Dia 11 de julho de 2023 às 14:00. Grátis; Dia 12 de julho de 2023 às 14:00. Grátis; Dia 13 de julho de 2023 às 18:30. Grátis; Dia 14 de julho de 2023 às 18:30. Grátis; Dia 3 de julho de 2023 às 18:30. Grátis

Endereço: Praça Rui Barbosa, s/nº - Santa Terezinha - Santo André

A mostra de processos da ELT 2023 durante duas semanas promoverá uma intensa programação que contará com aulas abertas, fóruns de debates e compartilhamento dos processos artísticos. Além disso, promoverá, como evento de abertura, uma conversa acerca das narrativas e epistemologias que têm fundamentado e orientado pedagogicamente as pesquisas de criação da escola.

|03 de Julho - Segunda-Feira |
18:30h - Abertura da Mostra com o Núcleo de Circo e Teatro Físico
19:20h - Roda de conversa: Narrativas do Fazer Teatral
Mediação: Paloma Franca Amorim | Convidades: Daniel Veiga, Janette Santiago e Juão Nyn.

|4 de Julho - Terça-Feira |
09h - Núcleo de Direção - Orientação: Luiz Fernando Marques -Lubi.
14h - Núcleo de Sonoridades - Orientação: Lúcia Gayotto
16h - Núcleo de Máscaras - Orientação: Cuca Bolaffi
18:30h - 2º Fórum Trans da ELT – A Farsa Cis
Quais as opressões enfrentadas pelas pessoas trans e travestis na segunda década do século XXI? Ao constatar sua potência criativa diante de um cenário ainda pautado pelo fascismo no Brasil, a comunidade trans da ELT se desafia a escrever cenas de Teatro Fórum para refletir sobre questões interseccionais tangenciando transfobia, racismo e capacitismo. O público será convidado a participar ativamente e debater temas como pluralidade das transgeneridades,, saúde, formas de famílias, não binaridade, etc. Entremeado às encenações, acontecerá o show "MAR – canções de amor e naufrágio monogâmico", da cantora e compositora Dandá Costa. Evento aberto a todas as pessoas interessadas.

|5 de Julho - Quarta-Feira |
14h - Terreiro de Estudos Teatro e Rua - Orientação: Patrícia Gifford
16h - Núcleo de Musicalização e Tambores - Orientação: Girlei Miranda
18:30h - Núcleo Experiementos Afrocorpóreos - Orientação: Janette Santiago

|6 de Julho - Quinta-Feira |
19h - Abertura de Mostra da Formação 26 - PROJETO 1 - Orientação: Lúcia Kakazu, Gisele Calazans e Bel Borges
20:30h - Abertura de Mostra da Peça: Maria Preta - Aluna: Jucimara Canteiro - Formação 24

|7 de Julho - Sexta-Feira |
18:30h - Formação 24 e 25 - Turma de Montagem
20h - Abertura de Mostra da Formação 26 - PROJETO 2 - Orientação: Heraldo Firmino, Denise Guilherme e Cris Rocha

|10 de Julho - Segunda-Feira |
18:30h - Núcleo de Dramaturgia -Orientação: Daniel Veiga
20h - Terreiro de Estudos O Ymagynáryo como Terrytóryo - Orientação: Juão Nyn

|11 de Julho - Terça-Feira |
14h - Núcleo de Histórias do Teatro -Orientação: Alex Tenório
18:30 - Terreiro de Estudos Trans Travesti - Orientação: Ave Terrena
20h - Terreiro de Estudos Teatralidades Pretas - Orientação: Salloma Salomão

|12 de Julho - Quarta-Feira |
14h- Terreiro de Estudos Teatro e Rua - Orientação: Patrícia Gifford
16h - Núcleo Mulheres em Movimento - Orientação: Fernanda Azevedo
18:30h - Mostra das matérias estruturantes das formações:
Produção e Mediação Cultural - Orientação: Thais Póvoa
Ética e Pensamento Crítico - Orientação: Fernanda Azevedo
Teoria e Historia do Teatro - Orientação: Felipe de Menezes

|13 de Julho - Quinta-Feira |
18:30h - Núcleo de Iniciação Teatral para Estudantes do Ensino Médio - Orientação: Lígia Helena
20h - Núcleo de Iniciação Teatral - Orientação: Lígia Helena

|14 de Julho - Sexta-Feira | Encerramento da Mostra de Processos
18:30h - Fórum Preto - TEMA: NEGRITUDE E INDIGENISMO
Para discutir coletivamente as questões que atravessam a vivência da comunidade negra da Escola Livre de Teatro, o Fórum Preto destacará nessa edição um sarau+roda de conversa sobre possíveis articulações contra o racismo e o racismo ambiental que atingem diretamente os povos originários e afrodiaspóricos. Que estratégias de luta antirracista poética e política são possíveis dentro de uma escola de teatro?

Incentivo à Criação Artística

Programa que pretende a construção de uma política de incentivo à criação artística da Secretaria de Cultura de Santo André. A esse programa estão vinculados os equipamentos e projetos voltados para a área de formação cultural: Escola Livre de Dança, Escola Livre de Teatro, Escola Livre de Cinema e Vídeo, Escola Municipal de Iniciação Artística, e o Projeto Territórios de Cultura