Classificação Etária: 14 anos
Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
ver mapaocultar mapaDia 19 de maio de 2023 às 20:00
Preço: gratuito
Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 , Centro, 09010-160, Santo André, SP
Descrição
Na trama, um pierrô maltrapilho está abandonado à própria sorte no meio da avenida por onde sua escola de samba desfilou em um tenebroso último carnaval. Estão espalhados por esse lugar restos de confetes, serpentinas e corpos, sobras das histórias, vestígios de violências e marcas de crueldade.Transitando entre o presente e o tempo passado/histórico, esse palhaço das ruas e da folia toma a avenida vazia de vida e de oxigênio e narra a sua derrocada. Ele remonta, dentro de um estado de alucinação, os últimos atos da comunidade da sua Escola de Samba na luta por existirem. Na busca por unir as partes dessa imensa colcha de retalhos, ele apoia-se e confunde-se entre acontecimentos recentes e fatos longínquos da nossa história.
Uma avenida vazia. Silenciosa. Restos de confetes e serpentinas. Restos de um carnaval. Restos das histórias. Restos dos movimentos. Restos dos quereres. Restos dos corpos. Vestígios das violências. Traços dos apagamentos. Marcas das crueldades. Um mapa de uma história ainda não resolvida. [o cenário] Tudo está presente, simbolicamente, no espaço cênico que recebe os olhares e as narrativas de um pierrô. Um pierrô do terceiro mundo. Um ser maltrapilho que foi abandonado à própria sorte no meio daquela avenida. Desovado pelas veias de um país, após um tenebroso ‘último carnaval’.
Esse palhaço das ruas e da folia toma a avenida vazia de vida e de oxigênio e narra a sua derrocada. [o quem] Entre os trapos que o vestem, de tudo que um dia já foi luxo e precisou dar lugar ao lixo, ele remonta, dentro de um estado de alucinação, os últimos atos da sua comunidade e da sua Escola de Samba na luta por [RE] existirem. Na busca por unir as partes dessa imensa colcha de retalhos, ele apoia-se e confunde-se entre acontecimentos recentes e fatos longínquos da nossa história. Na memória, os fatos e o tempo; no corpo, os trapos, o lixo, o básico para sobreviver – copos, pratos, garfos, as manchas do tempo e os respingos do sangue dos que tombaram pelo caminho. [o figurino]
Este é o porta-voz da nossa cartografia cênica. Este pierrô/mendigo, entre trapos e gargalhadas nervosas, envolve o espectador num debate dialético voraz que busca sentir, refletir, denunciar, reconhecer, regurgitar, perceber as fugas, os medos e revelar todas as necessidades de um povo e de um país para que sejam retomados o ritmo e os pactos sociais e culturais que lhes assegurem liberdade, igualdade e dignidade.