Mozarteando

Abertura da Temporada Sinfônica de 2017 da OSSA - Orquestra Sinfônica de Santo André

Música Erudita

Concerto de abertura da Temporada Sinfônica 2017
Orquestra Sinfônica de Santo André
Regente: Maestro Abel Rocha

Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Teatro Municipal Maestro Flavio Florence

Dia 25 de março de 2017 às 20:00

Preço: Gratuito

Endereço: Praça IV Centenário, s/nº, Paço Municipal de Santo André, Centro, 09015-080, Santo André, SP

MOZARTEANDO
A OSSA - Orquestra Sinfônica de Santo André abre sua Temporada Sinfônica de 2017 com o programa “MOZARTEANDO”.

Wolfgang Amadeus Mozart é talvez o mais popular de todos os compositores clássicos.
Sua enorme produção musical, escrita nos breves 35 anos em que o compositor viveu, vem sido ininterruptamente executada, graças a seu caráter universal.
A genialidade de Mozart influenciou toda a criação musical após a morte do compositor. Sua obra foi admirada, invejada, copiada, adaptada, assimilada e transformada das mais diversas maneiras.

Neste programa de abertura da Temporada Sinfônica 2017, a OSSA apresenta algumas das influências e transformações.
O programa reúne Wolfgang Amadeus a mais três compositores, influenciados por sua obra.
De Mozart, a OSSA tocará a abertura da ópera “O rapto do Serralho”, com suas sonoridades surpreendentes e inesperadas.
MAX REGER baseou-se na famosa Sonata para piano nº 11, em Lá maior, de Mozart para escrever suas Variações e Fuga op 132. Mozart também usara a estrutura de um tema com variações em sua sonata; Max Reger, após nos apresentar o Tema principal num singelo solo de oboé, constrói um conjunto de 10 variações impregnadas do gigantismo sonoro do Séc XIX.
Richard Strauss utiliza-se da forma tradicional do concerto para instrumento solo, como estabelecido por Mozart e seus contemporâneos (em três movimentos: Allegro, Andante e Rondó) para compor seu Concerto nº 1 para Trompa, escrito na tonalidade de mí bemol maior, a preferida de Mozart para esse instrumento. O solo será de Vitor Ferreira, primeira trompa da OSSA e um dos mais virtuosos instrumentistas brasileiros da atualidade.
E o Brasil também comparece com seu Mozart nacional: Mozart Camargo Guarnieri, compositor paulista, nascido na cidade de Tietê. Seu pai, imigrante italiano, era aficcionado por ópera e batizou seus 4 filhos homens com nomes de compositores: Mozart, Rossini, Bellini e Verdi.
Comemoramos este ano os 110 anos de Camargo Guarnieri, um dos nomes mais importantes no cenário musical brasileiro. Foi ele, tendo Mario de Andrade como mentor, um dos importantes criadores da identidade musical brasileira.

“MOZARTEANDO”
Concerto de abertura da Temporada Sinfônica 2017
Orquestra Sinfônica de Santo André
Regente: Maestro Abel Rocha

Data: Dia 25 de março de 2017
Horário: 20h00
Ingressos: Entrada franca, retirando ingressos a partir das 19h00 na bilheteria.
Local: Teatro Municipal de Santo André

Programa:
Max Reger (1873-1916)
Variações e Fuga sobre um tema de Mozart, Op.132 (25')

Richard Strauss (1864-1949)
Concerto para trompa no. 1 (16')
Trompa Solo: Vitor Ferreira

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)
Abertura da Ópera O Rapto do Serralho K.384 (6')

Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993):
Sinfonia No.2, "Uirapuru" (1945). (24')