Biblioteca em Quadrinhos 26/11/2022

Mesa de debate entre quadrinistas e aficcionados por quadrinhos na Biblioteca Cecília Meireles dia 26 de novembro de 2022 às 13:30.

Biblioteca Cecília Meireles

Dia 26 de novembro de 2022 às 13:30

Endereço: Praça Waldemar Soares, s/nº , Parque das Nações, 09280-305, Santo André, SP

Venha conhecer de forma mais profunda o universo dos quadrinhos com as mesas de debate:

14:00 Mesa Quadrinhos e sociedade com os participantes:
• Iberê Moreno é graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP, mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista, mestre e doutor em História pela PUC-SP. Dedica sua pesquisa principalmente para entender a relação entre a política e a cultura, com especial atenção para o Humor. Já publicou sobre Identidade Nacional, relação BR-EUA, Quadrinhos, Super Heróis, Underground, UdiGrudi e Contracultura. Atua na docência da Universidade Anhembi Morumbi.
• Bruno Andreotti: Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e editor do site Quadrinheiros. Organizador do livro "Super-Heróis e Política" (Criativo, 2021), coautor dos livros Os Dois Lados da Guerra Civil (Criativo, 2016) e Quadrinhos Através da História (Criativo, 2017). Integrante Núcleo de Pesquisa de Política, História e Cultura (POLITHICULT) na PUC-SP e do grupo de pesquisa Universos Paralelos: Arte Sequencial, Mediação Cultural e Práticas Pedagógicas. Professor de História da Rede Estadual e Particular de ensino (2005-2013), atualmente na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação (EFAPE), que integra a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, atuando no planejamento, organização e implementação de ações de formação presenciais ou a distância. Tem experiência na área de História, Ciência Política, Sociologia e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: resistências, movimentos anti-globalização, multidão, reformas democráticas, império e imperialismo, cultura pop, indústria cultural, cultura de massa, quadrinhos, imaginário e mito.

15:30 Mesa Artista em quadrinhos:
• Marcel M. Kosugi, formado em publicidade e história, atua como apresentador no podcast sobre histórias em quadrinhos Enquadrinhados e como arte educador, ministrando oficinas de produção de roteiro e fundamentos de desenho voltados a HQs.
• Renata C B Lzz é formada em Design pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade Paulista de Artes. Trabalha desde 2015 com gibis que permeiam a fantasia e o terror buscando inspirações em mitos antigos, contos de fadas e na observação do dia-a-dia. Atualmente tem mais de trinta publicações que envolvem tanto seus títulos independentes quanto antologias (tanto independentes quanto por editoras), também publica pelo Social Comics como convidada. Faz parte dos times: Gibi de Menininha (vol.1 HQMix Publicação Mix 2018, Troféu Angelo Agostini Publicação 2018; vol.2 HQMix Publicação Aventura/Terror/Fantasia 2019); Isso é Coisa de Mulher (Não ligue vol.1 e Não tema vol.2 receberam os Proacs 2020/2021); Reino Vazio (vol.1-2 receberam os Proacs 2019/ 2021), esse como letrista; Os mundos de Jack Kirby-um tributo ao rei dos quadrinhos (HQMix Projeto Editorial 2017), ilustração da Jane Foster; diversas publicações pela Skript Editora. Já participou de diversos eventos pequenos e grandes.

Rede de Bibliotecas de Santo André - Rebisa

A Rede de Bibliotecas de Santo André (Rebisa) inclui a Bilbioteca Central Nair Lacerda, a distrital Cecília Meireles, 10 unidades ramais localizadas nos Cesas (Centros Educacionais de Santo André), além de quatro temáticas em literatura, artes plásticas, dança e artes dramáticas e a biblioteca digital.