Classificação Etária: Livre
Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
ver mapaocultar mapaDia 20 de novembro de 2022 às 15:30
Preço: Grátis
Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 , Centro, 09010-160, Santo André, SP
Descrição
AS MATAMBAS é um grupo de mulheres negras que canta samba, tendo entre suas integrantes Dani Olinka, de São Bernardo, que já participou de uma série do Sesc sobre protagonismo negro na região e tem uma trajetória com o samba rock, e Dri Lima, uma das mulheres que fizeram história no samba nacional com uma das fundadoras do grupo Fora de Série, o primeiro grupo feminino de samba do Brasil, que surgiu no final da década de 80, quebrando a barreira existente no meio do pagode que era exclusividade dos grupos masculinos.“Matambas” é um nome oriundo da ancestralidade africana que tem como uma das referências a força de uma rainha.
Formado pelas cantoras Dani Olinka, Dri Lima e Yvani Coelho, As Matambas é um grupo formado por três mulheres negras oriundas do samba.
O grupo tem como inspiração as grandes pastoras das escolas de samba tradicionais, mulheres que eram nascidas e criadas dentro das escolas de samba e que nas rodas de samba eram presença obrigatória por conta do encanto de suas vozes.
Essas mulheres já se apresentaram com muita gente bamba do samba, como Yvison Pessoa, Leci Brandão, Graça Braga, Chapinha da Vela, Grazzi Brasil, Nei Lopes, Monarco, Wilson Moreira, Tobias da Vai Vai, Ideval Anselmo, entre outros baluartes do samba.
Além de apresentações em palcos emblemáticos do samba de São Paulo, já realizaram projetos do Sesc SP, Memorial da América Latina, em Teatros de São Paulo e Rio de Janeiro.
Apesar de possuírem belos trabalhos individuais, elas viram a necessidade de se juntarem para fortalecer o empoderamento e a presença da mulher negra no samba, e assim como Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, entre tantas outras mulheres, elas desejam abrir novos espaços, rompendo os vários preconceitos provindos de um ambiente majoritariamente masculino, refletindo sobre o preconceito de gênero na sociedade brasileira.
As Matambas buscam analisar, compreender e valorizar o protagonismo das mulheres negras sambistas, que estão inseridas no universo do Samba Paulistano e suas (re) existências.
Uma organização de mulheres negras para ampliação de sua voz na cultura social, o grupo As Matambas é hoje um dos propulsores de formas alternativas de produção no samba.
O repertório do grupo transita por músicas de sambistas mulheres exaltando a potência feminina no samba.