SHOW Quinzinho de Oliveira “ELETRO JAZZ - de MILES a ALOK”


Linguagens

Música Popular

Descrição curta

A eterna renovação do jazz - Gênero musical mostra sua incrível capacidade de reinvenção em álbum do músico e compositor Quinzinho Oliveira. Desde o seu surgimento, nos primeiros anos do século XX, o jazz tem dado provas de ser um gênero musical com ampla capacidade de absorver novos elementos sonoros e se renovar.

Classificação Etária: 12 anos

Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

ver mapaocultar mapa

Dia 21 de outubro de 2022 às 20:00

Preço: Grátis

Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 , Centro, 09010-160, Santo André, SP

Descrição

Em álbuns como “Bitches Brew” (1969), “On The Corner” (1972), “You’re Under Arrest” (1985), “Tutu” (1986) e “Doo Bop” (1992, póstumo), Miles mostrou uma incrível capacidade de dialogar com essas sonoridades e tirar dessas experiências trabalhos ao mesmo tempo bons de se ouvir e altamente criativos.
Por sua vez, o DJ brasileiro Alok é um dos nomes mais poderosos na atual cena da música eletrônica dançante (EDM), e sempre disposto a parcerias com artistas de outras praias sonoras. E é isso que temos em Eletrojazz- De Miles a Alok.
O álbum nos oferece oito composições de Quinzinho Oliveira, sendo uma delas em parceria com o DJ B8 (“Momento) e outra com o baixista Gustavo Tenes (“Eletrojazz”).
Para gravar este trabalho, o trompetista se cercou de uma afiadíssima banda de jovens músicos, composta por Anderson
Ramos (teclados e piano), Erick Pontes (guitarra e violão), Gustavo Tenes (baixo) e Daniel Tenes (bateria). O toque de mestre foi a inclusão do DJ B8, que com seus scratchs típicos do rap/hip hop ajuda a temperar essa mistura tão instigante.
Um charme adicional do projeto é o fato de que Gustavo (20 anos) e Daniel (24 anos) são filhos de Quinzinho, ambos com sólida formação musical e muito talento e criatividade. E os dois entraram no projeto por puro mérito artístico, como fica fácil perceber ao se ouvir esse álbum tão criativo e bem realizado.
A sonoridade desenvolvida em Eletrojazz- De Miles a Alok nos apresenta elementos de fusion, r&b, funk e jazz tradicional que se envolvem com as atuais sonoridades eletrônicas e dançantes de uma forma inovadora, mas sem descaracterizar a raiz jazzística que permeia cada uma das músicas incluídas no álbum.
A faixa “Expresso 22” traz as participações especiais de dois músicos do primeiro escalão da música instrumental no Brasil, Sizão Machado (baixo) e Lilian Carmona (bateria), ambos com currículos impressionantes nessa área.
“Eletrojazz”, que dá nome ao álbum, conta com um clipe que demonstra o jogo de cintura da banda montada por Quinzinho para acompanhá-lo, um belo cartão de visitas para divulgar os vários shows marcados para a apresentação deste trabalho, sendo que um deles será registrado para lançamento posterior.
Nos shows, além do repertório do álbum, a banda também toca um medley com músicas dos repertórios de Miles Davis (“Tutu” e “Human Nature”) e de Alok (“Alive- It Feels Like”), uma inteligente forma de situar o ouvinte em relação a esses dois artistas que inspiraram o projeto Eletrojazz- De Miles a Alok.
O projeto foi viabilizado com o apoio do PROAC (Programa de Ação Cultural), promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e para o qual foi selecionado em 2021.

Galeria

Publicado por

Gerência de Teatros e Auditório

A GTA (Gerência de Teatros e Auditório) faz parte do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Lazer no município de Santo André.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem