2por4 - Grupo Esparrama

Artes Circenses

Um Quarteto de Cordas chega para realizar mais uma de suas apresentações e é surpreendido por dois palhaços maestros. Muito criativos, os desajeitados maestros, começam uma disputa para decidir quem será o grande regente do dia. Durante esta competição, os candidatos à regência demonstram suas “habilidades” musicais e acabam apresentando de forma divertida os instrumentos de um quarteto de cordas

Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes

Dia 16 de outubro de 2022 às 11:00

Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 , Centro, 09010-160, Santo André, SP

O espetáculo 2POR4 propõe uma aproximação da criança com o universo da música instrumental e suas características básicas, buscando sensibilizá-la para uma melhor apreciação da música erudita, ampliando sua escuta, a partir de um repertório já conhecido (cancioneiro folclórico e trechos de obras de compositores clássicos como Mozart, Beethoven e Vivaldi).

Junto com os palhaços/maestros que competem pela regência, o espetáculo conta com a participação de um quarteto de cordas (dois violinos, uma viola e um violoncelo) que é um grupo de instrumentos que carrega na sua formação a síntese de uma orquestra.

O espetáculo utiliza canções da herança cultural popular, como “Marcha soldado” e direciona o público a conhecer e relembrar esse legado musical que carrega um valor histórico, sociológico e educacional. Além de trazer toda essa ação para o universo lúdico, com os palhaços como mediadores e uma inusitada performance de um deles como cantora lírica, que promete surpreender o público.

Em 2015, o espetáculo 2POR4 recebeu duas indicações e foi contemplado com um dos principais prêmios de teatro infantil e jovem da América Latina: Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem. A maestrina Ester Freire, recebeu uma indicação como “Melhor Trilha Sonora Adaptada” e o diretor Kleber Brianez, foi premiado na categoria “Revelação”

O Grupo Esparrama tem cinco espetáculos em seu repertório, sendo que três deles fazem parte do projeto “Teatro de Janela”, que em 2021 recebeu do Departamento de Patrimônio Histórico de São Paulo uma placa afixada na fachada do prédio, indicando a relevância do projeto para a cidade. Seus trabalhos receberam mais de quinze prêmios e indicações incluindo o Prêmio APCA 2020 pelas suas criações para os meios digitais no período da pandemia.

Gerência de Teatros e Auditório

A GTA (Gerência de Teatros e Auditório) faz parte do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Lazer no município de Santo André.