Classificação Etária: 18 anos
Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
ver mapaocultar mapaDia 25 de outubro de 2022 às 14:00
Preço: Grátis
Endereço: Rua Senador Flaquer, 110 , Centro, 09010-160, Santo André, SP
Descrição
O meiofio é um grupo multidisciplinar de intervenção urbana que trabalha para acolher pessoas, preencher.Ateliê e coletivo de arte-educação e cenografia têxtil com projetos realizados em mais de 30 cidades. Atuantes no movimento Yarn Bombing, bombardeio de fios, desde 2015 convida os participantes dos encontros e oficinas a repensar os espaços, relações de pertencimento e saberes tradicionais através do fazer e tecer manual.
Carol Stoppa - Arquiteta e urbanista. Atuou em projetos de Patrimônio Histórico e Cenografia. Em 2015, funda o projeto coletivo/ateliê meiofio de arte-educação e cenografia têxtil. Atividades com 32 unidades do SESC SP, SESC MG, MASP, CCBB, Instituto Tomie Othake, CCSP, MIS, Itaú Cultural, Espaço Porto Seguro, Red Bull Station, Praça das Artes, Centros Culturais Proesis, TEDx SP e USP e Jornada do Patrimônio. Empresas: Instituto Natura, Globosat - GNT, Porto Seguro, Rádio CBN e Google.
Sandra Jarra - Pedagoga com 40 anos de experiência na educação infantil e primeira infância. Em 2018 cria o ateliê comunitário Santa Cruz - Perus voltado para alfabetização, ensino de artesanato e criação de peças cenográficas têxteis. No mesmo ano inicia sua parceria com o Coletivo meiofio atuando em instituições culturais da cidade de São Paulo.
Além da expressiva trajetória em território nacional, o meiofio atuou internacionalmente em 2019 como um dos representantes do Brasil no Yarn Bombing Day, evento que propõe intervenções urbanas têxteis com crochê e tricô. O evento foi realizado em Trivento, na região de Molise, no centro-sul da Itália, reunindo artistas do mundo todo.
A edição italiana foi organizada pela fundação local “Uno Filo Che Unisce”. Trivento é conhecida popularmente como a “Cidade do Uncinetto” (“agulha de crochê”, na tradução).
Para a ação no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, as artistas prepararam uma ação chamada “Jardim em Nós”, em que convidam as pessoas participantes a se aventurarem a aprender os pontos básicos do macramê na construção de um suporte de
plantas. Entre cada laçada, uma conversa sobre o cuidado e a memória do fazer manual, em uma roda de esperança e prosperidade. Ao fim cada participante levará seu jardim
suspenso com uma planta, junto com gestos de carinho e afeto. Um momento de troca com foco em pessoas no tempo da maturidade.