PIQUENIQUE NA OCUPAÇÃO CRISTINA SUZUKI

Ativação

Artes Visuais

Piquenique na Ocupação Cristina Suzuki!
+ visita guiada pela artista
+ projeção de vídeo

A artista acompanhará os participantes numa visita guiada, e às 18:30h faremos uma projeção do minidocumentário sobre a produção da obra pública relizada em 2021 na Escola Estadual João Paulo I, também localizada na cidade.

Fotos 1, 2, 3 e 4 - Nário Barbosa
Fotos 5, 6, 7, 8, 9, 10 - Nelson Kon

Inscrições: LIVRE E ABERTURO AO PÚBLICO

Salão de Exposições

20/08/2022 às 16:00 (180 minutos)

Endereço: Praça IV Centenário, s/nº, Paço Municipal de Santo André, Centro, 09015-080, Santo André, SP

Participe do Piquenique na Ocupação Cristina Suzuki!
+ visita guiada pela artista
+ projeção de vídeo

Sábado, dia 20/08, a partir das 17h 🍷🍾

Traga sua cesta com comidinhas, bebidas, esteira, canga e vamos aproveitar esse espaço público especial, criado por Rino Levi e Burle Marx, e que recebeu o projeto site specific de Cristina Suzuki.

O Salão de Exposições está localizado no Paço Municipal a 700 m da estação Santo André da CPTM.

Esperamos você !

Fotos 1, 2, 3 e 4 - Nário Barbosa
Fotos 5, 6, 7, 8, 9, 10 - Nelson Kon

#cristinasuzuki
#casadoolhar
#casadoolharluizsacilotto
#casadoolhar30anos
#salaodeexposicoes
#santoandre
#secultsantoandre
#imprinting
#rinolevi
#burlemarx
#nelsonkon
#nariobarbosa

OCUPAÇÃO consiste no conjunto de desenhos em vários painéis, todos voltados para fora das paredes de vidro do salão, buscando um diálogo triangular com o projeto de arquitetura Modernista que preza como premissa o elemento estético.

Como se dá a construção das obras?

Toda a série IMPRINTING parte de um carimbo com a Figura 1 como módulo. Na realidade, esse módulo, embora seja uma unidade única, se repete em outras obras da artista: nas joias (anéis e pingentes) e também no projeto Figura 1 e Figura 1 espelhada alternadas, de 2018 e 2021, obra comissionada para a Galeria de Arte Digital do SESI, SP e que consistia em um vídeo de 4’07’’. A fachada e empena lateral do prédio, na Av. Paulista, foram revestidas de um painel de led e nele os desenhos se transformavam mostrando sua própria criação numa dinâmica incrível de imagem em movimento.

O módulo é, portanto, o princípio formativo para a solução dos diferentes desenhos de todos os painéis apresentados na OCUPAÇÃO o que provoca na figuratividade do conjunto uma grande e total coesão e coerência formal. É uma linguagem visual matemática, objetiva, mas as diferentes texturas formadas pela combinação de inversões e espelhamentos geram um perfeito equilíbrio de forças na composição. A cor azul é sempre usada na série. Azul é uma cor fria, calma e preferida por uma maioria de pessoas que pode se referir a uma psicologia da cor, mas aqui talvez ela tenha uma história, uma referência que nos remeta a cor das letras das antigas máquinas de escrever cujo cartel de tinta era azul. Assim, a beleza formal e o encantamento da obra estão assegurados.

No entanto, existe outro modo mais subjetivo de perceber a proposição de Cristina Suzuki. As formas modulares, em sua grande escala, criam ritmo, são musicalidades que afetam nossa sensibilidade, e como a música, deixam de ser apenas notas ou sinais gráficos e assumem outros sentidos. Por escolha da artista (e escolhas são sempre intencionais) as obras estão na janela, deste modo, estabelecem um jogo de olhares com os transeuntes. Tornam-se vitrines. A vitrine é o lugar mediador entre o dentro e o fora, entre o que é visto e o que instiga na imaginação das pessoas. A transparência do vidro, das paredes do Salão, quase que anula a separação e serve ora de janela mostrando e ora de porta estimulando e deixando entrar a contemplação e a reflexão do observador. Esse procedimento é análogo ao jogo linguístico que a artista cria em suas obras ao fazer as inversões de positivo/negativo e entre a posição da forma e o seu espelhamento.

A vitrine é o cenário harmonioso para a personagem que Cristina Suzuki cria, neste caso, a Arte.

Título conjunto dos trabalhos: Série Imprinting - Diversos padrões formados por Figura 1 e Figura 1 espelhada alternadas, com diferentes alinhamentos e deslocamentos de 5, 10, 20 ou 30 cm tanto na vertical quanto na horizontal.
Nancy Betts
Junho 2022