9º FOPP Feira Oratórios e Presépios de Paranapiacaba

Cultura Tradicional

A FOPP é uma Feira que recria as manifestações populares do ciclo natalino com uma característica bem brasileira. Uma mistura de presépios, oratórios, folguedos, folias de reis, brincadeiras de rua, música, danças, arte popular, exposições de arte e gastronomia.

A FOPP se caracteriza pelo ESCAMBO que é um tipo de economia ancestral fundamentada pela troca entre os participantes.
Empresas, comércio e ONGs trocam mantimentos, transporte e voluntários por espaço institucional e marketing social, Grupos de tradições populares, músicos e outros artistas e artesãos trocam suas canções, poesias, venda de arte e artesanato difundindo a economia da cultura, a Prefeitura entra com a estrutura daquilo que não se consegue trocar (palco, som e iluminação), em troca vincula suas campanhas e logomarcas.

Em contrapartida a FOPP oferece aos participantes, alojamento coletivo, alimentação e espaço para a comercialização de produtos artesanais e culturais na feira.

HISTÓRIA

A FOPP começou em 2005 através da iniciativa da ativista cultural Wal Volk juntamente com outros colaboradores e foi realizada até 2009 quando a administração municipal de Santo André mudou e não mais apoiou o projeto.

Em 2013 revivemos a FOPP e realizamos a 6ª edição nos dias 07 e 08 de dezembro, através da persistência do produtor cultural Carlos Eduardo e o esforço de artistas e artesãos locais em parceria com a nova administração da Prefeitura de Santo André.

Em 2014 realizamos a 7ª FOPP com o apoio de poucos mas persistentes parceiros.

Em 2015 realizamos a 8ª FOPP com suor e lágrimas, mas continuamos em frente.

Coletivo FOPP