Inscrições abertas para Aulas do Núcleo de Iniciação Teatral

Escola Livre de Teatro abre nova turma no Teatro Municipal

A Escola Livre de Teatro de Santo André completa, em 2020, trinta anos como projeto artístico pedagógico de iniciação e formação de atores na cidade e, para iniciar as celebrações, a Secretaria de Cultura irá oferecer uma segunda turma do Núcleo de Iniciação Teatral (NIT) de forma gratuita para pessoas a partir de 14 anos no Centro da cidade, nas dependências do Teatro Municipal.

Inscrições: http://bit.ly/ELTNIT2020

Teatro Municipal Maestro Flavio Florence

Diariamente de 14 de fevereiro a 1 de março de 2020 às 00:01

Preço: gratuito

Endereço: Praça IV Centenário, s/nº, Paço Municipal de Santo André, Centro, 09015-080, Santo André, SP

Aulas: Segundas-feiras, das 14h00 às 18h00.
Local: Teatro Municipal de Santo André - Praça IV Centenário, s/n, Centro.
Seleção: 02 de março, das 14h00 às 18h00.
Publicação dos selecionados e selecionadas: 06 de março.
Início das aulas: 09 de março.

Serão priorizados alunas e alunos da Rede Pública de Ensino da cidade, além de mantidas as regras que regem no Projeto Político Pedagógico da escola com 50% das vagas para ações afirmativas, sendo destas vagas 80% para pessoas pretas, pardas, indígenas e 20% para pessoas trans. Do número total de vagas, no mínimo 25% são para moradores e moradoras da cidade.

O Núcleo de Iniciação tem como proposta a introdução à linguagem teatral para maiores de 14 anos e irá introduzir as e os participantes nas práticas teatrais e processos criativos em teatro. Pautados pelo jogo teatral, conceitos de corpo, espaço, [eu e o outro] irão nortear a criação de exercícios cênicos a partir de diferentes materiais disparadores, sempre sob a perspectiva coletiva e de apreciação.

Promovendo um processo de aprendizagem artístico emancipatório a partir da criação em torno de narrativas individuais, coletivas, sociais e políticas, o Núcleo também irá promover encontros com outros espaços e agentes culturais da cidade, construindo uma ponte entre o processo criativo e o debate em torno do direito à cidade e o direito à cultura.

Os processos dos NITs do Teatro Municipal e da Escola Livre correrão em paralelo, a partir dos mesmos materiais de criação, estudo e improvisação e com encontros mensais para experiência coletiva.

BIBLIOGRAFIA INICIAL do curso: RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. Práticas dramáticas e formação. São Paulo: Cosac Naify, 2009 | KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e Jogo. São Paulo: Perspectiva, 2010 | SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005 |

ORIENTAÇÃO: Lígia Helena Almeida - Atriz formada pela Escola Livre de Teatro de Santo André. Integra a Cia. Estrela D’Alva de Teatro, pela qual coordena a Escola Itinerante de Teatro e a Coletiva Pássaro com Cabeça de Mulher. Faz parte da comissão do Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos Brasil”. Orientou processos artístico-pedagógicos nos Programas Vocacional (SMC-SP) e Territórios de Cultura (SMC-SA).

Incentivo à Criação Artística

Programa que pretende a construção de uma política de incentivo à criação artística da Secretaria de Cultura de Santo André. A esse programa estão vinculados os equipamentos e projetos voltados para a área de formação cultural: Escola Livre de Dança, Escola Livre de Teatro, Escola Livre de Cinema e Vídeo, Escola Municipal de Iniciação Artística, e o Projeto Territórios de Cultura