A EXCEÇÃO E A REGRA

ELT

Um comerciante entra no deserto à procura de poços de petróleo. Leva com ele um guia e um carregador. O caminho é longo. Eles deverão lidar com a concorrência e com o perigo da viagem. Mas o comerciante vê em seus empregados a maior ameaça e atuará em consequência. Os fatos serão levados aos tribunais.

ELT - ESCOLA LIVRE DE TEATRO

Dia 7 de dezembro de 2019 às 20:30; Dia 30 de novembro de 2019 às 19:00; Dia 1 de dezembro de 2019 às 19:00; Dia 8 de dezembro de 2019 às 20:30; Dia 14 de dezembro de 2019 às 19:00; Dia 15 de dezembro de 2019 às 19:00

Endereço: Praça Rui Barbosa, 12 , Santa Terezinha, 09210-610, Santo André, SP

Duas encenações da mesma peça. Duas tentativas de descobrir como fazer legíveis as relações sociais em jogo, na peça didática escrita no contexto da Alemanha de 1930. Será que as questões sociais desse momento histórico nos permitem refletir sobre a nossa sociedade atual?

O projeto teve seu início no segundo semestre de 2018, com uma primeira aproximação teórica e prática às propostas para o teatro de Bertolt Brecht. Para entender melhor a dialética na dramaturgia e a ideia do teatro didático, a turma leu a peça “A exceção e a Regra” por ser o material pensado tanto para atores/atrizes como para não atores/atrizes e pelos próprios temas que a peça aborda, assustadoramente atuais para pensar nossa sociedade, ainda que o material tenha sido escrito na Alemanha e em 1930.
Decidiram pela realização, durante o ano de 2019, de duas montagens diferentes da mesma dramaturgia, para apresentar em espaços onde a discussão posterior tivesse sentido para pensar o contexto social. Espaços como sindicatos, ocupações, organizações, escolas e até mesmo teatros.
O intuito sempre foi discutir não só o conteúdo da peça, mas também as formas de representação que ela possibilita. Por um lado para evidenciar diferenças entre o que é dramaturgia e o que é encenação, mostrando a diversidade de escolhas possíveis para um mesmo texto. No caso de um público iniciante, isso permite começar a pensar como funciona o fazer teatral, o que significa escolher um texto e colocá-lo em cena.
Por outro lado, essa escolha evidencia que não se pode entender a proposta de Bertolt Brecht - como muitas vezes se estuda - a partir de uma técnica atoral ou um estilo específico, mas sim a partir do entendimento da forma e do sentido do texto.
Logo após o trabalho de análise e estudo do texto e de observação e estudo da realidade, a turma iniciou o trabalho de montagem. Já divididos em dois elencos que os(as) próprios(as) aprendizes escolheram, assim como quem faria qual papel ou qual função dentro de cada elenco, abriram o processo para o público. O propósito da abertura do processo de montagem era dar acesso aos meios de produção de um espetáculo e não apenas mostrá-lo como um produto acabado.
Muitas questões surgiram ao longo do processo em cada elenco, algumas semelhantes e outras muito diferentes, mas sem dúvidas todas muito úteis para ambos.
Agora a turma inicia um circuito de apresentações, cheia de vontade de compartilhar o material e discuti-lo posteriormente. O objetivo será sempre apresentar as duas versões da montagem de forma sucessiva, de tal forma que quem estiver interessado(a) possa ver as duas propostas e participar da discussão na sequência. Obviamente quem não puder, só assistirá a uma versão e posteriormente, em outro dia, poderá assistir a segunda versão.
A turma convida para as apresentações já marcadas e também está aberta a receber convites para realizar as apresentações em diversos espaços, para que assim o trabalho possa chegar às pessoas que não chegarem inicialmente ao trabalho.

FICHA TÉCNICA
Texto: Bertolt Brecht | Direção: Laura Brauer | Assistência de direção: Mariana Sapienza Bianchi | Treinamento para processo de pesquisa e criação: Cuca Bolaffi | Orientação musical: Jean Pierre Kaletrianos | Orientação teórica: Judson Cabral | Produção executiva: Igor Luís e Jonatha Ferreira | Produção artística: Jennifer Garcia e Juliana Mentros | Sonoplastia, cenário e figurino: O elenco | Pesquisa e criação: Turma 21 do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes da Escola Livre de Teatro de Santo André.

Montagem 01 - Elenco: Jennifer Garcia, Jonatha Ferreira, Juliana Mentros, Leticia Cascardi, Renan Vilela, Rodrigo Alves e Tuca Machado.
Montagem 02 - Elenco: Anderson Salles, Barbara Victoria, Igor Luís, Lucas Neves, Marília Casaro e Mislaine Nunes.

Incentivo à Criação Artística

Programa que pretende a construção de uma política de incentivo à criação artística da Secretaria de Cultura de Santo André. A esse programa estão vinculados os equipamentos e projetos voltados para a área de formação cultural: Escola Livre de Dança, Escola Livre de Teatro, Escola Livre de Cinema e Vídeo, Escola Municipal de Iniciação Artística, e o Projeto Territórios de Cultura