ESQUALIDEZ ou ... da resiliência em tempos mortos

ELT

Numa noite interminável, se passa a trágica história. Em algum país, reino ou terreno baldio, uma esquálida família, onde se reproduzem em pequena escala as relações de poder. Nos fragmentos de uma ordem branca, abstrata, superficial, vê-se ruir o patriarcado. A primeira ou a última família do fim do mundo?

ELT - ESCOLA LIVRE DE TEATRO

Todo sábado de 30 de novembro a 1 de dezembro de 2019 às 20:30; Todo dom e sáb de 7 a 8 de dezembro de 2019 às 19:00; Todo dom e sáb de 14 a 15 de dezembro de 2019 às 20:30

Endereço: Praça Rui Barbosa, 12 , Santa Terezinha, 09210-610, Santo André, SP

ESQUALIDEZ ou ... da resiliência em tempos mortos
A montagem da Turma 20 do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes da Escola Livre de Teatro de Santo André, quarto e último ano da turma, teve como foco inicial duas diretrizes: a vontade, explicitada pela turma, de trabalhar sobre um texto dramático, com diálogos, por ainda não terem tido essa experiência durante o percurso na escola, e olhar para a dramaturgia latino-americana, especialmente aquela produzida por mulheres, desejo esse apontado pela direção.
A partir dessas diretrizes, a turma leu diversas peças até chegar ao texto da argentina Lola Arias, “La escuálida familia”, de 2001, ainda sem tradução no Brasil.
Soma-se a esta experiência a parceria com o Núcleo de estudos em Circo, que durante todo o processo se envolveu criativamente nas explorações dos temas, linguagem e dinâmicas do trabalho.
Durante o primeiro semestre, o trabalho se concentrou nas leituras presenciais e discussões sobre as dramaturgias e no treinamento físico, tendo como base as relações de tempo e espaço propostas pela abordagem dos pontos de vista (repetição, duração, andamento, gesto, forma, arquitetura, relação espacial, resposta knestésica, topografia) e o corpo dilatado para a composição cênica em diálogo com as práticas coletivas de portagens – tendo como proposta a exploração de textos dramáticos em fricção com elementos circenses, buscando uma formulação mais expressionista.
Ao final do primeiro semestre, já com o texto escolhido, a tarefa foi adaptar e ajustar a tradução.
A escolha desse texto pareceu muito pertinente nos dias atuais; refletir sobre o patriarcado, as estruturas de poder que o regem e suas consequências avassaladoras.
Durante o segundo semestre, elenco e aprendizes no núcleo se debruçaram sobre a obra buscando levantar estudos livres sobre as cenas com os recursos de linguagem explorados até então e trabalhar o discurso e o imaginário simbólico, sonoro, espacial, plástico, apontado pelo texto.
Foram criados gestos comportamentais para cada personagem e partituras físicas. A ideia sempre foi desenvolver a pesquisa a partir do não-realismo. Numa segunda etapa, as atrizes e atores pesquisaram figuras de artistas expressionistas como Francisco de Goya, Hieronymus Bosch e Pieter Bruegel para criarem as composições de cada personagem.
A proposta foi desenvolver a imobilidade presente no texto, através do expressionismo das composições e da criação de cenas onde as relações são expostas como quadros distorcidos e cruéis, emolduradas pela violenta tradição patriarcal, insurgências fatais e uma natureza que se equilibra entre a sobrevivência e a destruição

FICHA TÉCNICA
ESQUALIDEZ ou ... da resiliência em tempos mortos (a partir do texto La Escuálida Familia, de Lola Arias)
DIREÇÃO: Cris Rocha | DIREÇÃO DE MOVIMENTO E PREPARAÇÃO CIRCENSE: Dinho Hortencio | ORIENTAÇÃO TEÓRICA: Judson Cabral | ELENCO (TURMA 20): Gabriela Gomes, Giovana Lima, Ticiana Schirm, Douglas Souza e Rai Nóbrega | TRADUÇÃO DO TEXTO: Cris Rocha e Gabriela Gomes | TRADUÇÃO DOS POEMAS: Juliana Fernandes | ADAPTAÇÃO DRAMATÚRGICA: Ana Roxo | CONSULTORIA EM LITERATURA E ANÁLISE DE TEXTO: Juliana Fernandes | CRIAÇÃO DE TRILHA SONORA: Túlio Crepaldi | DESENHO DE LUZ: Pedro Augusto | FIGURINO: Felippe Peneluc | CENÁRIO: Cris Rocha e Turma 20 | MÚSICAS ORIGINAIS: Turma 20 | VISAGISMO: Cris Rocha | OPERAÇÃO DE LUZ: Gisele Gonçalves | ARTE E DIAGRAMAÇÃO: Leonardo Birche | FOTOGRAFIA: Daniela Fontana e Felipe Stucchi | PRODUÇÃO: Turma 20.
.

Incentivo à Criação Artística

Programa que pretende a construção de uma política de incentivo à criação artística da Secretaria de Cultura de Santo André. A esse programa estão vinculados os equipamentos e projetos voltados para a área de formação cultural: Escola Livre de Dança, Escola Livre de Teatro, Escola Livre de Cinema e Vídeo, Escola Municipal de Iniciação Artística, e o Projeto Territórios de Cultura