Palestra: De Carmen Miranda a JK: uma Introdução às Chanchadas

Ministrada por Leandro Afonso

Parceria entre a ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através dos Pontos MIS.

Mais Informações: (11) 4461-2081

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo

Dia 28 de novembro de 2019 às 19:30

Preço: gratuita

Endereço: Avenida Industrial, 1740 , Bairro Campestre, 09220-610, Santo André, SP

A Palestra Uma introdução às chanchadas tem como maior objetivo fazer um breve apanhado histórico do período em que o cinema brasileiro, ancorado principalmente na comédia e no musical, mais se aproximou de uma indústria. Um período que tem ecos nos anos 1920, seus primeiros passos mais firmes nos anos 1930 e vai até o início dos anos 1960. Um período que englobou alguns dos maiores nomes do século, no cinema nacional, ao mesmo tempo em que costuma ser visto como um momento formado por obras, em sua grande maioria, de baixo valor artístico. Assim, a palestra busca mostrar, analisar e discutir trechos de longas que, sejam pela atuação, pelo roteiro ou pela mise-en-scène, representam as chanchadas e, simultaneamente, trazem qualidade e sofisticação.
Sobre Leandro Afonso: Diretor dos curtas-metragens “Argentina, Me Desculpe" (2015), “Habeas Corpos" (2014), “Lara” (2013), “Nunca Mais Vou Filmar”(2012). Em pós-produção do seu primeiro longa-metragem, “Tio Bruno” (2019). Graduado em Comunicação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisa mise-en-scène, história do cinema, cinema independente, gêneros cinematográficos e cinema latino-americano.

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo

A Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André propõe um curso livre e gratuito na área de audiovisual, trabalhando com recursos digitais e com produção de baixo orçamento buscando a vivência prática e artística desta linguagem.
A E.L.C.V. é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Santo André, SP.