MOSTRA DOS PROCESSOS DOS ALUNOS DA EMIA 2019

MIAs Zero e MIAs Um
Praça Venâncio Neto, s/nº | Jardim Ana Maria

CEU Ana Maria

06/12/2019 às 19:00 (120 minutos); 07/12/2019 às 16:00 (60 minutos)

Endereço: Praça Vereador Venâncio Neto, s/n, sem complemento, Jardim Ana Maria, 09260-570, Santo André, SP

MOSTRA DOS PROCESSOS DOS ALUNOS DA EMIA
06/12/2019 | Sexta | 19h
Mia Dois | Oficina de teatro para adolescentes
07/12/2019 | Sábado | 16h
MIAs Zero e MIAs Um
Praça Venâncio Neto, s/nº | Jardim Ana Maria
Cadê¿
MIA Zero (manhã)
Artistas-educadoras: Paula Pedroso e Denise Bruno.
As crianças de 5 e 6 anos do Módulo Zero de Iniciação Artística apresentam suas interpretações e o processo da construção de um dragão pessoal e coletivo desenvolvidos nas aulas de Artes Visuais e Circo.
Aprendizes: Alice Beraldo, Arthur Castro, Eduardo Schults, Gabriel Santiago, Leo Nino Araújo, Luigi Santiago, Luisa Gonzáles, Manuela Rocha, Maria Luisa Dias, Nino Cabral e Rafaelly Ferrante.
Fantoches
MIA Zero A+B (tarde)
Artistas-educadoras: Paula Pedroso e Rosana Damas.
As linguagens integradas de Artes Visuais e Teatro se inspiraram em histórias de livros para a criação das interpretações visuais e dos processos teatrais durante os encontros das aulas na EMIA. As duas versões novas e bem-humoradas das célebres histórias Os três porquinhos e Chapeuzinho vermelho derivadas do trabalho com fantoches dos personagens das mesmas, confeccionados em aula. A exposição apresenta desenhos e objetos, bem como os respectivos livros que serviram de inspiração para esse processo.
Aprendizes: Fernando Kmit, Francisco Martines, João Paulo Batistucci, Isadora Branco, Carlos Eduardo Pereira, Felipe Silva, Julia Siqueira, Murilo Ferreira, Pedro Bastos, Penélope Fiqueiredo, Thiago Moro.
Coatiba Nhaá Ñyata
MIA Um (manhã e tarde)
Artistas-educadoras: Maíra Vaz Valente e Valéria Rocha.
Ouvir histórias indígenas, criar as nossas histórias e investigar matérias. Da água, da terra, do papel, das linhas, das folhas, dos galhos, das pedras tudo se transformou em uma experimentação narrativa cênica-visual.
Armadilhas de brincar
MIA Um (manhã e tarde) | Instalação
Aristas-educadoras: Maíra Vaz Valente e Valéria Rocha.
Autores: MIA Um (manhã e tarde) e educadoras. Materiais: tecidos. Dimensões: variáveis.
Aprendizes: Beatriz Maria dos Santos. Giovanna Magalhães, Giovanna da Luz, Ítalo Sarro, Julia Garcia, Francisco Moraes, Ana Julia Fernandes, Arthur Bernardino, Bruno Prado, Davi da Silva, Eduardo Bento, Emilly Ferreira, Gabriela Soares, Maria Eduarda Belascusa, Vinicius Salim, Lucas Bastos, Alexia Escobar, Giovanna Moraes, Tais Gonçalves, Lorena Camargo.
Da madeira ao som
MIA Dois (manhã) |
A diferença do igual
MIA Dois (tarde) | Música e Circo
Artistas-educadores: Caio Andreatta e Denise Bruno.
Duas aldeias, cada povo com sua cultura. A narrativa proposta pela turma navega por um caminho que faz com que os povos se unam em prol de um mesmo objetivo: a salvação do meio ambiente. A partir da criação de ritmos e rituais, o grupo se expressa através da música e do circo, das imagens e dos sons, para contar uma história.
Aprendizes: Ana Clara dos Santos, Arthur Ponceno, Camila Silva, Guilherme Alvarenga, Henrique Rocha, Isabela Delibório, Isabelle Firmino, Isadora Prestupa, Julia Rodrigues, Katlin Rastelli, Lais Okamoto, Livia Siviero, Miguel Pereira e Vitoria Sardinha.
Brincando de brincar
Circo
Artista-educadora: Denise Bruno.
Através de diversas brincadeiras desenvolvidas ao longo do processo, as crianças vão naturalmente organizando uma estrutura de confiança e amizade, fundamentais para a linguagem do circo. Elas vão se conhecendo, aprendendo passo a passo cada desafio e se transformando dia a dia. E é brincando de brincar que elas decidem juntas, depois de muitas cambalhotas, equilíbrios e desequilíbrios afora, que história querem contar.
Aprendizes: Eduardo Bento, Emilly Ferreira, Bruno Prado, Ana Julia Fernandes, Alexia Escobar, Vinícius Salim, Lucas Bastos, Maria Eduarda Belascusa.
Antes que seja tarde
Teatro para adolescentes (manhã)
Artista-educadora: Rosana Damas
Texto de criação coletiva que mistura ficção com fatos recentes e que envolvem a Ecologia e a devastação das matas.
Aprendizes: Giovanni de Sousa, Isadora Fernandes, Julia Rodrigues, Mariana Yamauthi, Miguel Pagani, Maria Clara do Nascimento, Vitor Fagundes, Yuri de Andrade, Maysa Marin, Giovanna Fernandes, Ana Sofia Forte, Thiago Aquino.

Participação da Oficina de Teatro do Projeto Territórios de Cultura
Ensaio sobre fakes
Teatro para adolescentes (tarde)
Artista-educadora: Rosana Damas.
O texto baseado no Ensaio sobre a cegueira de Saramago faz um paralelo entre a cegueira física e a moral de uma cidade fictícia.
Aprendizes: Angela Pinheiro, Davi Santos, Julia Sarro, Mickael Pereira, Henrique de Araújo, Isabella Garcia, João Pedro Rocha, Julia Dutra, Laura Rodrigues, Mariana Ferreira, Pedro Garutti, Marina Ferreira, Bianca Prado, Julia Campos, Gustavo Moro, Gustavo Spinosa.

Incentivo à Criação Artística

Programa que pretende a construção de uma política de incentivo à criação artística da Secretaria de Cultura de Santo André. A esse programa estão vinculados os equipamentos e projetos voltados para a área de formação cultural: Escola Livre de Dança, Escola Livre de Teatro, Escola Livre de Cinema e Vídeo, Escola Municipal de Iniciação Artística, e o Projeto Territórios de Cultura