Exibição do filme: O BAIANO FANTASMA

Direção Denoy de Oliveira, Brasil, 96', 1998

Audiovisual Cinema

HOMENAGEM AO CINEASTA DENOY DE OLIVEIRA NA ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo.

Mais Informações: (11) 4461-2081

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo

Dia 8 de novembro de 2019 às 19:30

Preço: gratuito

Endereço: Avenida Industrial, 1740 , Bairro Campestre, 09220-610, Santo André, SP

Sinopse: retrata a história de um paraibano que chega a São Paulo a procura de um conterrâneo e, entre várias peripécias, acaba envolvendo-se com uma quadrilha que “vende proteção”, com a polícia, uma vizinha sonhadora e uma cantora de boate, no melhor estilo Denoy de Oliveira que, sempre incorporando com grande criatividade e humor as diversas linguagens e elementos populares da nossa cultura aos seus trabalhos, nos remete à reflexões sobre a realidade, as contradições do país, o poder, a felicidade, o amor. O filme recebeu vários prêmios, entre eles, de Melhor Filme, Diretor e Ator (José Dumont) no XII Festival do Cinema Brasileiro de Gramado e Menção Honrosa e Coral de Melhor Ator no VII Festival Del Nuevo Cine Latino-Americano, em Havana.

Sobre o diretor: Denoy de Oliveira foi um batalhador incansável pelo desenvolvimento e afirmação da cultura brasileira e da cinematografia nacional. Sempre preocupado em colocar sua arte a serviço da consciência coletiva, voltada para os valores humanos e tomada de posição diante da vida e do seu país, o artista sempre esteve ligado a projetos que valorizassem estas questões. Participou ativamente do CPC, nos anos 60; foi fundador do grupo Opinião e, nos anos 90, convidado pelos estudantes da UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo), abraçou com determinação e alegria a tarefa de levar, formar e produzir cultura para os jovens e com os jovens na criação do CPC-UMES.

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo

A Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André propõe um curso livre e gratuito na área de audiovisual, trabalhando com recursos digitais e com produção de baixo orçamento buscando a vivência prática e artística desta linguagem.
A E.L.C.V. é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Santo André, SP.