Oficina de Direção Cinematográfica Artística

com Luan Cardoso

Audiovisual Cinema

Parceria entre a ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo e o MIS (Museu da Imagem e do Som) através dos Pontos MIS.

Inscrições: Enviar email para cinemaevideo@santoandre.sp.gov.br com nome, idade, endereço e telefone.

Mais Informações: (11) 4461-2081

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo

Dia 8 de outubro de 2019 às 19:00

Preço: gratuita

Endereço: Avenida Industrial, 1740 , Bairro Campestre, 09220-610, Santo André, SP

Sobre a oficina
Realizar oficinas de formação em Direção Cinematográfica Artística para jovens amantes da sétima arte. A oficina pretende trazer, além da noção de como funciona a maquina cinematográfica, a formação de um espectador que interpreta as inúmeras camadas que constituem um filme. As aulas guiarão o participante através de todas as etapas de produção cinematográfica, da direção ao roteiro, da sinopse aos equipamentos necessários para realização plena de um filme. A proposta é inserir os participantes do projeto em um ambiente propício à investigação do cinema através da apropriação da linguagem, diferente de uma aula distanciada do "aluno", partindo das experiências para amadurecer a interpretação do cinema e desenvolver a produção de materiais cinematográficos. Nos dois encontros de 4 horas cada, passaremos por toda a noção de comunicação que o cinema estabelece e entender bem como funcionam coisas tão vitais como a utilização de lentes e assim por diante, dosando e sendo uma aula enérgica – bastante teórica, mais com muitas aplicações praticas.
Sobre Luan Cardoso
Luan Cardoso é o responsável pela criação do coletivo de cinema "Quixó Produções" fundado em 2010, desde lá, já realizou mais de 20 trabalhos como Diretor de Fotografia, dirigiu e fotografou 12 curtas, 8 clipes musicais, um documentário sobre o saudoso Cinema Belas Artes – "Cine Belas Artes – Consolação, 2423" – que foi selecionado para o festival de Cuba, e realizou a Produção e Direção Geral do média colaborativo "Críticos Momentos". Como escritor, Luan tem duas publicações infanto-juvenis e uma coluna quinzenal sobre cinema no site Cine Alerta, vinculado à MTV. Beneficiados com o edital do programa VAI da Prefeitura de São Paulo em 2014, 2015 e 2017, a equipe da "Quixó", pôde instigar novas experimentações e encarar aventuras ainda mais ousadas, como a realização do curta "Identidades", obra de suspense psicológico que envolve diversos personagens e uma infinidade de técnicos e colaboradores. Contemplado novamente com o Edital da prefeitura em 2015.

ELCV - Escola Livre de Cinema e Vídeo

A Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André propõe um curso livre e gratuito na área de audiovisual, trabalhando com recursos digitais e com produção de baixo orçamento buscando a vivência prática e artística desta linguagem.
A E.L.C.V. é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Santo André, SP.