Ver não é o suficiente

Exposição | Acervo Casa do Olhar

A exposição Ver não é o suficiente lança luz sobre o acervo da Casa do Olhar e apresenta 60 trabalhos de diferentes artistas, tais como: Antonio Henrique Amaral, Geraldo de Barros, Thomaz Ianelli, Maria Auxiliadora, Vânia Mignone, Carla Chaim, e Ana Luiza Dias Batista.

Dois propósitos articulam o título da mostra, tornar público o relevante conjunto de obras e a experiência da atenção.

Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Salão de Exposições

Toda seg, ter, qua, qui, sex e sáb de 19 de setembro de 2019 a 3 de janeiro de 2020 às 09:00

Preço: GRATUITO

Endereço: Praça IV Centenário, s/nº, Paço Municipal de Santo André, Centro, 09015-080, Santo André, SP

Ver não é o suficiente

A exposição Ver Não é o Suficiente se localiza em um contexto no qual prevalece a aceleração e o excesso, num momento em que somos assediados a todo instante por meio de um intenso volume de imagens e informações.
É uma época de protagonismo da visão, associado a uma produção e disseminação cada vez maior de dados e símbolos, mas ao contrário do que parece, há uma enorme desconexão, desorientação, um paraíso de anestesia, onde o que prevalece é a uma profusão de estímulos que chegam a nós por meio de fotos e vídeos, exigindo tudo do ver, porém nunca fomos tão incapazes de lidar com tanta informação, nunca fomos tão cegos diante de sua profusão assustadora.
Por essa razão a proposta da exposição Ver Não é o Suficiente - mostra organizada a partir do riquíssimo acervo da Casa do Olhar Luiz Sacilotto -, é justamente levantar as bases para uma reflexão no sentido de despertar um olhar que se fundamente na prática do encontro com a arte contemporânea por meio da experiência da atenção.
Atenção para criar espaços contemplativos e de ócio, que possam valorizar o território da arte e atravessar sensações, intuição, emoção, que nos permita criar tempo para aprofundar o sentir, o contato com o próximo, com a natureza e com a transcendência.
Explorar a possibilidade de um olhar consciente que possa emergir do encontro com a arte e a experiência estética. Assim a arte torna-se matéria filosófica, matéria mental e poética pura, pois desse modo ela conquista o direito e a responsabilidade de levantar questões sobre a condição humana, o pensamento e a realidade.
Percepções estas que afetam o campo da alteridade e permitem compartilhar interpretações e vivências, do encontro consigo mesmo, onde podemos nos conectar com o espaço metafórico de experiências que refletem as transformações na relação sujeito/objeto, sujeito/mundo.
Como acionamos o dispositivo da visão diante de uma obra de arte? Apostamos na potência dos afetos que esse encontro pode produzir, onde quer que ele aconteça, e desejamos que a experiência da atenção contidas aqui contribuam para refinar o modo como o público se apropria da exposição, adequando-se às particularidades de cada participador.

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto promove reflexões e ações no campo das artes visuais para cidade de Santo André. Estão sob sua gestão o próprio imóvel onde está sediada a Casa, o Salão de Exposições do Paço Municipal, o Espaço de Fotografia João Colovati e a Pinacoteca de Santo André. Organiza e promove o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto e a Bienal de Gravura de Santo André.