Inscrições: vamosquevenimosbrasil@gmail.com
Classificação Etária: 14 anos
Teatro Municipal Maestro Flavio Florence
ver mapaocultar mapa25/09/2019 às 18:00 - ENCERRAMENTO; 23/09/2019 às 19:30 - ABERTURA
Preço: Grátis
Endereço: Praça IV Centenário, s/nº, Paço Municipal de Santo André, Centro, 09015-080, Santo André, SP
Sesc Santo André
ver mapaocultar mapainscrições pelo site https://vamosquevenimosbr.wixsite.com/vqvbr/oficinas
Endereço: Rua Tamarutaca, 302 , Vila Guiomar, 09071-130, Santo André, SP
ELT - ESCOLA LIVRE DE TEATRO
ver mapaocultar mapainscrições pelo site https://vamosquevenimosbr.wixsite.com/vqvbr/oficinas
Preço: Grátis
Endereço: Praça Rui Barbosa, 12 , Santa Terezinha, 09210-610, Santo André, SP
Descrição
ATIVIDADES DO FESTIVAL
ABERTURA com apresentação de cena criada por integrantes dos grupos sob coordenação da comissão organizadora a partir dos temas e conteúdos dos próprios espetáculos de cada um dos grupos. Participam da cena de abertura ao menos dois integrantes de cada grupo.
OFICINAS coordenadas por artistas e pesquisadores convidados pela comissão organizadora como forma de potencializar os processos criativos dos grupos e gerar o encontro com novas perspectivas estéticas e político-sociais em torno da cena teatral. Ao menos 75% do grupo deverá participar de ao menos uma oficina. As oficinas também são abertas a jovens que não integram nenhum grupo participante do festival.
PAINÉIS DE INTERCÂMBIO entre todos os grupos para elaborar e debater cada um dos espetáculos apresentados, suas estéticas e conteúdos e os meios de produção de cada grupo. O grupo deverá obrigatoriamente participar do painel que irá debater o seu espetáculo, mesmo que não se dê no mesmo dia da apresentação. É um importante espaço para conhecermos a voz desses adolescentes e o modo como eles se relacionam com seu trabalho.
PAINEL DE DIRETORES, encontro entre os diretores e diretoras de cada um dos espetáculos como forma de discutir os territórios de pedagogia teatral, processos criativos, e gerar uma troca em torno da arte-educação. O diretor(a) do grupo deverá obrigatoriamente participar do Painel de diretores.
ESPETÁCULOS dos grupos selecionados sempre acompanhados por um corpo de jurados de ordem não competitiva que darão um parecer sobre o espetáculo e o grupo ao final do espetáculo. É fundamental que os grupos assistam aos espetáculos, participando de uma troca efetiva dos processos criativos.
CENAS CURTAS, apresentando trechos de processos, textos advindos de grupos selecionados ou não no Festival.
SOBRE O FESTIVAL
Em 2009, em Buenos Aires – Argentina, surgiu sob iniciativa da atriz e arte-educadora Cecília Ruiz e de um grupo de alunos adolescentes o Festival de Teatro Adolescente “Vamos que Venimos”. Uma política cultural e educativa que, ao longo dos anos, gerou um movimento onde se veem representadas propostas de jovens frente a contextos sociais das mais diversas comunidades.
Tendo início com grupos de adolescentes de Buenos Aires, em 2011 se estendeu para uma versão nacional e, em 2013, iniciou sua trajetória internacional com grupos de diversos países da América Latina.
Desde seu início o Vamos que Venimos se estruturou a partir de princípios que permanecem até hoje, são eles: total gratuidade do evento para possibilitar o mais amplo acesso de todos os participantes e população local a todas as atividades; a realização de um festival não competitivo em que se destaquem as potências de cada trabalho; a multiplicidade de grupos de diferentes naturezas sociais, criativas e institucionais (bem como espaço para grupos adolescentes totalmente independentes); a geração de um espaço público formativo sem fins lucrativos; estabelecer uma rede de grupos jovens em toda a América Latina; parceria horizontal entre organizadores e grupos participantes; um intercâmbio que possibilite a interação entre os jovens; o exercício de escuta e de dar voz ao pensamento jovem sobre todas as questões político-sociais hoje; valorizar a população jovem e incentivar o acesso aos bens culturais locais; propiciar o encontro entre pessoas de diferentes idades e procedências; gerar uma experiência de aprendizagem que possa se multiplicar no retorno a seus espaços criativos de origem.
Em 2017 os arte-educadores Paulo Gircys e Amanda Tavares participam da 9˚edição Argentina com o grupo estudantil andreense Teatro Singular. No mesmo ano Paulo e Lígia Helena, levam três oficinas para a 1˚ Edição do Chile, na cidade de Lautaro.
Esta aproximação do Festival e o entendimento de que sua ideologia e seu formato contemplavam uma necessidade local de encontros entre os fazedores de teatro jovem nos levam a convidar também a arte-educadora Thaís Póvoa a compor a comissão organizadora e iniciar a viabilização da primeira edição brasileira do festival, inserindo o Brasil nesta rede de teatro adolescente e preenchendo assim uma lacuna da formação artística e social do público jovem de identidade latino americana.
PROGRAMAÇÃO NO TEATRO MUNICIPAL DE SANTO ANDRÉ:
23/09/2019 (Segunda-feira)
19h30 CENA CURTA: Um Dia: a escola como ela (quase) é
Núcleo Cativar de Teatro. Duração: 30 minutos.
Um grupo de alunos vive, durante um dia, os conflitos e desafios do cotidiano na sala de aula: de professores machistas à provas surpresa; da ida ao banheiro à hora do intervalo. Acompanhe, da primeira à última aula, mais um dia comum na Escola Estadual Professora Maria dos Desesperos. Se prepare, haverá uma surpresa ao final!
20h00 ESPETÁCULO: Máquina Teresa
Coletivo Zéfiro Norte. Duração: 90 minutos.
Teresa é uma jovem adolescente que vive numa espécie de cidade-ilha, banhada pelo
mar. A mãe de Teresa é submetida à violência do padrasto todos os dias. Indignada com esta situação, Teresa sai numa viagem-expedição em busca do pai biológico, que nunca conheceu, pensando que ele será a solução para todos os problemas. Durante a viagem, Teresa e seus companheiros vivem diferentes situações e encontros que farão com que o caminho se torne cheio de transformações. A Máquina Teresa será, portanto, uma maneira de ver e mudar o mundo, a partir do conhecimento de como ele funciona.
25/09/2019 (Quarta-feira)
18h00 ESPETÁCULO: Andrea, fragmento
Grupo Teatro & Sociedad (Chile). Duração: 45 minutos.
Andrea desapareceu. Seus pais a procuram buscando pistas de seu paradeiro primeiro na escola onde ela estuda, depois entre seus colegas e por fim, a polícia.
Ninguém sabe o motivo de seu desaparecimento até que uma carta reveladora é encontrada.
Andrea é um drama de Jorge Díaz que reflete sobre as relações entre os adolescentes e seus pais, sobre as drogas e a escola e acima de tudo, sobre as emoções.
19h00: CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO com a apresentação de cenas criadas pelos jovens participantes, entrega das menções honrosas e falas de agradecimento.