Espaço propositor: Instalação e escultura contemporânea

Curso com Laura Belém

OBJETIVOS:
-­ Introduzir e conceituar o tema da instalação e da escultura contemporânea;-
- Oferecer um recorte sobre o que é produzido nesse campo na atualidade;
- Discutir as possibilidades e implicações históricas ,estéticas e conceituai das obras apresentadas;
-­ Promover o conhecimento ,a reflexão e o debate em torno do tema.

Inscrições: inscrições Gratuitas até dia 20 de setembro Datas: 27 e 28/09 | sexta e sábado HORÁRIO: sexta, das 18:30h às 21:30h, e Sábado, das 9:30h às 12:30h e das 14h às 17h PÚBLICO ALVO: Estudantes de arte e de áreas afins, artistas plásticos e demais interessados no tema da instalação e da escultura contemporânea. Envie carta de interesse, idade e telefone para o e-mail: casadoira@santoandre.sp.gov.br Sabia mais em: Instagram/Facebook @casadoolharoficial

CURSO DE CURTA DURAÇÃO PARA A CASA DO OLHAR LUIZ SACILOTTO - 2019

Título: Instalação e Escultura contemporânea: uma introdução

Prof.: Laura Belém

OBJETIVOS:
-­ Introduzir e conceituar o tema da instalação e da escultura contemporânea;
-­ Oferecer um recorte sobre o que é produzido nesse campo, na atualidade;
-­ Discutir as possibilidades e implicações históricas, estéticas e conceituais das obras apresentadas;
-­ Promover o conhecimento, a reflexão e o debate em torno do tema.

CONTEÚDO:
1. Minimalismo e Pós-­‐minimalismo (o ‘Campo Ampliado’): novas possibilidades para a escultura;
2. Surgimento e conceituação dos termos ‘Instalação’ e ‘site-­‐specific’: alguns exemplos de obras;
3. Apresentação e análise de trabalhos de escultura e instalação realizados por artistas brasileiros e estrangeiros;
4. Discussões em grupo.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas, com a utilização de recurso audiovisual, e reflexões em grupo.

PÚBLICO ALVO:

VAGAS: 20
CARGA HORÁRIA: 3 aulas de 3h de duração cada / Total de 9h
DATAS: 27 e 28 de setembro de 2019

Perfil Laura Belém

Laura Belém cria encontros inesperados que ativam a imaginação do espectador e promovem uma possibilidade de reavaliação de suas relações com o meio circundante e consigo mesmo. O contexto e as especificidades do local são pontos de partida importantes para a artista, que cria trabalhos nos campos da instalação, escultura, fotografia, arte sonora, vídeo e desenho.

Laura é Bacharel em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, em Belo Horizonte (1993-­‐1996), e Mestre pelo Central Saint Martins College of Art, Londres, Reino Unido (Bolsa APARTES -­‐ CAPES, 1999-­‐2000).
Recebeu a Bolsa Pampulha, do Museu de Arte da Pampulha (Belo Horizonte, 2003), assim como o “CIFO Grants and Commissions Program” da Cisneros Fontanals Art Foundation (Miami, 2011) e o Prêmio CNI SESI Marcantônio Vilaça para Artes Plásticas (Brasília, 2011). Em 2018, Laura foi vencedora do Prêmio SP Arte e realizou Residência Artística na Delfina Foundation, em Londres.

Laura ministrou aulas nos cursos de Pós-­‐Graduação Lato Sensu da FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado (São Paulo, 2017-­‐2018) e da Escola Guignard – UEMG (Belo Horizonte, 2001-­‐2012), além de ter atuado como docente no curso de Graduação em Artes Plásticas da Escola Guignard – UEMG (Belo Horizonte, 2001-­‐2013). Desde o início de 2018, ministra o curso “Acompanhamento de Trabalhos”, em conjunto com o crítico Rafael Vogt Maia Rosa, no Espaço BREU.

Desde o final dos anos 2000, participa de exposições no Brasil e no exterior. Seu trabalho pode ser conhecido pelo site www.laura.belem.com.br