Paulicéia Desvairada

Inspirado no poema homônimo de Mário de Andrade, o espetáculo Pauliceia Desvairada propicia sensações à plateia por meio de um potente jogo cênico: juntos, bonecos, sons e luzes criam pinturas em movimento. Pauliceia Desvairada é poesia para os olhos, não para os ouvidos.

Teatro Municipal Maestro Flavio Florence

Dia 31 de agosto de 2019 às 19:00

Preço: Gratuito

Endereço: Praça IV Centenário, s/nº, Paço Municipal de Santo André, Centro, 09015-080, Santo André, SP

A Cidade de São Paulo, no contexto da encenação, não está em cena como cenário, mas como protagonista invisível que se revela, sobretudo, por meio das suas contradições espaciais e pela matéria que compõe o seu gigantismo: aço, concreto, pessoas, animais etc. O que está em cena não é a ilustração visual dos poemas, mas um diálogo ulterior com o conteúdo da produção poética de Mário de Andrade. É outra maneira de se relacionar com a poesia, por meio da materialização visual de significados que estão além das palavras. O sentimento poético mais profundo do autor manifesta-se visualmente. A poesia, nesse caso, está além da palavra e da comunicação a-priori. Pauliceia Desvairada é poesia para os olhos, não para os ouvidos. Nesse contexto, podemos inferir uma possível conotação simbólica na encenação no sentido que as imagens criadas nos remetem à uma interpretação intuitiva e de múltiplos significados.

Do ponto de vista da criação teatral, o espetáculo situa-se em um contexto estético chamado de Teatro Visual. O Teatro Visual trata-se de uma linguagem localizada dentro do universo do Teatro de Formas Animadas que articula em cena diversos elementos no mesmo nível de igualdade: marionetes, matérias diversas, objetos e atores. É uma linguagem cujo conceito ainda está em desenvolvimento. Nasce na década de oitenta na Europa em um momento em que a linguagem verbal, em declínio, não dava mais conta de uma realização estética plena. Nesse contexto, devido a uma incidência cada vez mais intensa e constante de manipuladores em cena atuando junto de marionetes e outros materiais, naquele momento não era possível qualificar esse novo teatro nem como teatro de marionetes e nem como teatro de ator. Tratava-se de uma linguagem que incorporava elementos muito fortes oriundos das artes visuais, sobremodo a pintura, e por isso se aproximava significativamente da performance.

O principal fenômeno que ocorreu com o teatro no início do século XX foi sua aproximação com as artes visuais. Desse fenômeno o teatro contemporâneo ainda é herdeiro. O Teatro Visual é uma linguagem que atua na interface do teatro com as artes visuais. Pauliceia Desvairada também é um diálogo intenso com as artes visuais. Podemos entender o espetáculo como uma espécie de pintura em movimento, no mesmo sentido atribuído às actions paintings de Jasckson Pollock, mas não no sentido de um expressionismo abstrato, como no caso do pintor Norte Americano, mas na direção de um Caravaggio e de um Rembrandt. No espetáculo, o jogo de sombra e luz, como na obra de Caravaggio e Rembrandt, mestres do chiaroscuro, trabalham com um fundo totalmente escuro trazendo para o primeiro plano da cena os tons mais claros. A luz reforça a idéia do palco como tela suporte e propõe distância de forma que o olhar do observador é sempre encaminhado na direção da experiência de observação de uma obra de arte exposta em uma galeria.

A encenação do espetáculo é de autoria do Teatro de Brancaleone em parceria com o Teatro Didático da Unesp.

Direção e iluminação: Wagner Cintra
Atores-manipuladores: Elis Regina, Igor Erbert, Luísa Pinti, Salomão Pôlegar e Victor Djalma Amaral
Trilha sonora original: Diego Althaus
Cenografia e bonecos: Teatro de Brancaleone e Teatro Didático da Unesp.
Classificação indicativa: 12 anos

CONTATOS:
www.teatrodidatico.com.br/
teatrodebrancaleone@gmail.com
unespteatrodidatico@gmail.com
www.instagram.com/teatrodidatico

Gerência de Teatros e Auditório

A GTA (Gerência de Teatros e Auditório) faz parte do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Lazer no município de Santo André.