MOSTRA DE PROCESSOS DA ESCOLA LIVRE DE TEATRO 2019

MOSTRA DE PROCESSOS DA ESCOLA LIVRE DE TEATRO de Santo André - ELT
de 01 a 12 de julho de 2019.
de segunda a sexta-feira | a partir das 18h30 |

ELT - ESCOLA LIVRE DE TEATRO

De 01/07/2019 a 12/07/2019 às 18:30 (240 minutos)( segunda, terca, quarta, quinta, sexta )

Endereço: Praça Rui Barbosa, 12 , Santa Terezinha, 09210-610, Santo André, SP

01 Julho | segunda-feira
18h30 | Núcleo Mulheres em Movimento - Teatro e Sociedade
20h30 | Núcleo Texto e Cena (Gêneros Textuais e Identidade de Gênero)

02 Julho | terça-feira
19h | Núcleo de Pesquisa Circense - Arenas dos Corpos e Turma 20 do Núcleo de Formação | ESTUDO: CRIMES DELICADOS | Experimento dos conceitos de ação interna e externa e ações físicas tendo como desafio a interlocução das linguagens de circo e teatro.
20h30 | Encontro com SATED | O SATED - Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Estado de São Paulo estará na ELT para um bate papo com aprendizes e artistas sobre Sindicato dos artistas/Sindicalismo e categoria artística. Presença dos diretores: Ayiosha Avelar, Jandilson Vieira e Jairo Maciel.

03 Julho | quarta-feira
18h30 | Núcleo Laboratório de Experimentação Teatral | O Laboratório Experimental de Teatro dedicou-se às experiências na sala de aula que investigaram estados de presença cênica, na busca de um corpo que constrói sua narratividade através da sua auto-percepção, observação e relação com outros corpos. Os conteúdos abordados durante o semestre pesquisaram a disponibilidade para o jogo cênico (ação, escuta e reação), cinestesia do movimento, relação de atuação com o tempo e espaço, a consciência na produção de imagens e sentidos, a dança e o improviso.
20h30 | Núcleo de Musicalização a partir das Culturas Originárias do Brasil.

04 Julho | quinta-feira
18h30 | Núcleo de Iniciação Teatral | O Núcleo de Iniciação Teatral apresenta os processos de cinco cenas que partem de diferentes temáticas e estéticas e convida x públicx a ser coautorx destas dramaturgias deixando possíveis diálogos e ações entre as personagens apresentadas.

05 Julho | sexta-feira
18h00 | Compartilhamento Núcleo de Pesquisa do Corpo diariamente encarcerado e a urgência pelo movimento | Projeto Ocupação RÉS | Parceria Corpórea Companhia de Corpos | Rumos Itaú Cultural | Escola Livre de Teatro | Das experiências individuais que são expostas aos nossos corpos, nos cabe pensar o que elas fazem de nós e assim protagonizarmos o cotidiano da nossa própria história.
19h30 | Núcleo Estudo Crítico das Políticas Públicas em Cultura - Disputa, Conflitos e Vetos | Ao longo do semestre o Núcleo de Políticas Públicas: disputas, conflitos e vetos, da Escola Livre de Teatro, vem refletindo criticamente acerca do conceito de Estado e do papel do mesmo, com seus dispositivos de ações, na elaboração das políticas públicas de cultura voltadas para área teatral. Como uma forma de aprofundar ainda mais a pesquisa e de finalizar o semestre, o núcleo recebe Luiz Carlos Moreira, diretor do Grupo Engenho Teatral, para debater acerca da história, dos desafios, disputas e perspectivas em relação às políticas públicas para o campo teatral.

08 Julho | segunda-feira
18h30 | Núcleo de Dramaturgia | Mostra interna do núcleo de dramaturgia da ELT com leitura dos textos produzidos por aprendizes neste primeiro semestre, baseados em conceitos de performatividade e dramaturgia, por meio da leitura de pensadores como Leda Maria Martins, Amadou Hampaté Bâ e Jacques Rancière e das obras de artistas como Preto Amparo e Carol Bianchi.

09 Julho | terça-feira
18h30 | Turma 22 - Núcleo de Formação

10 Julho | quarta-feira
18h30 | Turma 23 - Núcleo de Formação

11 Julho | quinta-feira
18h30 | Fórum Preto

12 Julho | sexta-feira
19h | Turma 21 - Núcleo de Formação | Abertura do processo de montagem do terceiro ano da peça \" A exceção e a regra\" de Bertolt Brecht. Compartilharemos algumas cenas e propostas de encenação e abriremos para uma conversa com o público.

Incentivo à Criação Artística

Programa que pretende a construção de uma política de incentivo à criação artística da Secretaria de Cultura de Santo André. A esse programa estão vinculados os equipamentos e projetos voltados para a área de formação cultural: Escola Livre de Dança, Escola Livre de Teatro, Escola Livre de Cinema e Vídeo, Escola Municipal de Iniciação Artística, e o Projeto Territórios de Cultura