Delícia de Palavra

Oficina de mediação de leitura

Livro e Literatura

Todas as quartas e sextas o arte educador Carlos Lotto receberá grupos na Casa da Palavra para conversas sobre literatura brasileira e contemporânea.
Voltado ao publico jovem, crianças, alunos e professores, os encontros se propõe a aproximar a leitura do público, de modo informal e divertido, através de comparações entre autores e fatos, e um olhar sobre a produção escrita, o livro e

Inscrições: Diretamente no local.

Casa da Palavra Mário Quintana - Antiga residência de Dona Paulina Isabel de Queiroz

Toda qua e sex de 16 de agosto a 29 de novembro de 2019 às 10:00

Endereço: Praça do Carmo, 171 , Centro, 09010-020, Santo André, SP

Apresentação e Justificativa
Em conjunto ao novo Café e à nova coordenação da Casa Palavra este projeto visa o fortalecimento de ações de leitura no espaço, em parceria com o circuito de bibliotecas e Secretaria de Educação.
A localização central da Casa, próxima da Biblioteca e de escolas municipais e particulares, bem como da Casa do Olhar, Museu, Paço e ainda do Sabina Parque do Conhecimento, favorece o transito de alunos e professores neste Corredor Cultural.
Desse modo ações de difusão de leitura, com a valorização do livro e do escritor brasileiro podem ser realizadas numa agenda comum aos espaços citados, pois o local que recebe visitantes pode indicar outra ação num espaço, horário ou data próximas e estabelecidas.
Infelizmente grande parte de alunos e professores do município desconhece a Casa da Palavra, sua historia, seu objetivo e sua programação. A formação de público é a garantia da continuidade do uso cultural do espaço, que costuma não atender ao público escolar.

Objetivo
O livro, a leitura e o professor precisam de estimulo permanente. Assim num horário semanal haveria um encontro de mediação de leitura, tanto para professores – que poderiam realizar seu HTPC- Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo na Casa da Palavra, com agenda prévia e em forma de rodízio entre as escolas; bem como um horário para classes de alunos, conforme a faixa etária: da pré-escola ao ensino médio (um horário noturno para os cursos médios pode ser viabilizado). Cursos superiores de letras e ciências humanas pode ser um público alvo, pois toda a agenda da Secretaria de Cultura poderia ser divulgada nesses encontros.

Desenvolvimento
Um cardápio de autores brasileiros poderá ser oferecido antecipadamente às escolas para que indiquem as suas preferências, e uma obra a ser comentada, bem como autores e obras correspondentes ou que dialoguem com a escolha.
A ênfase será no autor contemporâneo brasileiro, para evidenciar a importância do texto, do olhar do autor sobre o mundo atual, e a diversidade de maneiras. A literatura clássica nacional, que já é integrada aos currículos escolares poderá ser abordada, mas sempre em correspondência ao olhar contemporâneo. Hoje temos escritores voltados à cultura afro-brasileira, indígena, urbana, de problemática social, intervenções tecnológicas, artes, etc.
Brincadeiras, jogos, exercícios, musicas, exposição de livros e materiais, artes visuais, acervo das bibliotecas e do Salão de Arte poderão ser usados como instrumentos de sensibilização e integração da leitura às outras linguagens.
Painéis ou murais com textos, depoimentos, fotos e desenhos dos participantes poderão ser montados e fazer parte permanente do visual da Casa da Palavra, bem como do site da Secretaria de Cultura. As bibliotecas municipais poderão sugerir livros de seus acervos e continuar a atividade em seus espaços, horários e turmas.
No caso de disponibilidade de verbas um canto de leitura poderá ser montado, como uma instalação sensorial que estimule o interesse pelo livro e pelo lugar de ler. Artistas plásticos podem ser convidados a colaborar e interagir com esse espaço, bem como escritores, professores, agentes culturais, músicos e artistas locais poderão vir conversar com o publico.
O mediador principal é o artista educador Carlos Lotto, de Santo André, com diversos trabalhos com difusão do livro e da leitura, tanto na região do ABC, em suas sete cidades, bem como na Capital, Grande São Paulo e interior de Minas Gerais, em projetos tanto em bibliotecas, como escolas e espaços culturais, além de empresas SESC, SESI e SENAC. Especializou-se em literatura infantil, poesia e arte gráfica, além do teatro.
Carlos Lotto tem formação em jornalismo e administração, dramaturgia e direção teatral, com pós-graduação em arte-educação pela ECA/USP, UNICAMP, PUC, METODISTA e FMU; e também em Saúde Mental na infância e adolescência pela FAC MEDICINA ABC. Por oito anos trabalhou nos CAPS- Centros de Atenção Psico-Social em ações de leitura para todas as idades, e por cinco anos no CDP- Centro de Detenção de Diadema, em parceria entre as Secretarias de Segurança Pública, Educação e Cultura. Realiza capacitação de professores para a rede publica e particular, incluindo o EJA-Educação para Jovens e Adultos, a divisão de Educação Especial e equipes clínicas. Atua em saraus, apresentações musicais e apresentação de shows de repertorio diverso como musica regional brasileira, folk universal, cântico gregoriano e MPB.

Casa da Palavra Mário Quintana

A Casa da Palavra é um espaço cultural aberto às manifestações da palavra como linguagem, numa perspectiva contemporânea. Propõe-se a articulá-la como pensamento e ideia nos campos da filosofia, ciência e educação e como expressão estética no campo literário e nas demais linguagens artísticas, perpassando pelas culturas tradicional e emergente, assim como pelas novas mídias.