ELT no Museu do Ipiranga!

Docentes e aprendizes participam de leituras cênicas.

De 04 de maio até 21 de julho, os artistas Antonio Salvador e Dione Carlos, integrantes do corpo docente da Escola Livre de Teatro, assim como vários aprendizes da Escola, participam no Museu do Ipiranga das leituras cênicas TERRITÓRIOS DE RESISTÊNCIA, NARRATIVAS EM DISPUTA: FLORESTANIAS, SERTANIAS E RIBEIRIAS, conduzidas pela encenadora Maria Thaís e organizadas pelo Sesc Ipiranga

SESC Ipiranga

Dia 19 não haverá essa ação

Preço: gratuito

Endereço: Rua B. Pastor, 822 , Ipiranga, 04203-001, São Paulo, SP

Florestanias _
a partir do retrato \\\"Índio com arco e flecha\\\", pintado por Adrien Henri Vital Van Emelen, as narrativas adentram a história dos primeiros anos do país, este encontro entre dois mundos. Lança um olhar para a chegada dos primeiros europeus ao Brasil, optando por evidenciar como isso foi antevisto e interpretado pelos ameríndios, os conflitos das entradas no território e do processo de extermínio e de resistência dos povos da floresta.
Dias 4, 5, 25 e 26/5, 15 e 16/6 e 6 e 7/7.

Sertanias _
a partir do quadro \\\"A Baiana\\\", (autor desconhecido), trata da exploração do ouro e o uso do trabalho escravo para essa atividade econômica. Observa a simbologia por trás da joias ostentadas pela mesma e percorre as trilhas que levam até as Irmandades Negras (como, por exemplo Nossa Senhora da Boa Morte, na cidade baiana de Cachoeira ou Nossa Senhora da Irmandade do Jatobá, na cidade mineira de Belo Horizonte), lugares liderados por mulheres, que constituíam e ainda constituem, um espaço social, político e religioso, autônomo, com regras próprias de funcionamento.
Dias 11 e 12/5, 1, 2, 22 e 23/6 e 13 e 14/7.

Ribeirias _
a partir da pintura \\\"O Herói da Guerra do Paraguai\\\", de Van Emelen, e também inspirado pelas ânforas da escadaria do museu que guardam águas de importantes bacias hidrográficas dos quatro cantos do país, propõese um percurso poético por tempos e espaços que (de)compõe o território nacional, tendo como caminhos fundamentais quatro grandes rios e como evento-afluente a Grande Guerra da Tríplice Fronteira, mais conhecida como Guerra do Paraguai (1865-1870), pensada aqui também como um rio que se espraia pelas nossas múltiplas guerras, passadas e presentes.
Dias 18/5, 8, 9, 29, 30/6 e 20 e 21/7.

As leituras escritas pela dramaturga Dione Carlos e pelos dramaturgos Murilo de Paula e Felipe de Moraes, contam ainda com a participação de debatedores convidados, dentre eles, Solange Ferraz de Lima, Amara Moira, Jerá Poty, Laymert Garcia dos Santos, Pedro Cesarino e Neide Almeida que atuam como comentadores e propõem uma reflexão sobre as obras abordadas nos textos.

As sessões seguem até 21 de julho, sempre aos sábados e domingos, às 15h, no Museu Ipiranga.
Excepcionalmente, no dia 19 de maio, não haverá apresentação. Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria do Sesc Ipiranga.

Incentivo à Criação Artística

Programa que pretende a construção de uma política de incentivo à criação artística da Secretaria de Cultura de Santo André. A esse programa estão vinculados os equipamentos e projetos voltados para a área de formação cultural: Escola Livre de Dança, Escola Livre de Teatro, Escola Livre de Cinema e Vídeo, Escola Municipal de Iniciação Artística, e o Projeto Territórios de Cultura