Formação para Educadores - Navegar: uma expedição por imaginários

Grupo Esparrama trás projeto Navegança para Santo andré

Curso ou Oficina

Visando ampliar o alcance da exposição Navegar: uma expedição por imaginários, o Grupo Esparrama criou o Encontros de Formação, workshop para professores, agentes culturais e interessados no processo do Grupo, realizado com base em material paradidático próprio, que estimula reflexões e atividades a serem realizadas em sala de aula a partir das discussões propostas pela exposição.

Inscrições: de 05 a 09 de novembro de 2018 na EMIA Aron Feldman

Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

EMIA ARON FELDMAN

inscrições de 05 a 09 de novembro - 30 vagas

Endereço: Av. Itamarati, 536 , Parque Jaçatuba, 09290-730, Santo André, SP

Além disso, visando ampliar o alcance da exposição, o Grupo Esparrama também criou os Encontros de Formação, workshop para professores, agentes culturais e interessados no processo criativo do grupo , realizado com base em material paradidático próprio, que estimula reflexões e atividades que possam ser realizadas em sala de aula a partir das discussões propostas pela exposição Navegar: uma exposição por imaginários. Este workshop faz parte do projeto NAVEGANÇA que o Grupo Esparrama, da cidade de São Paulo, apresenta através do Edital de Teatro de Rua do PROAC/2018. Nele é proposto circulação do espetáculo Navegar e da exposição Navegar: uma Expedição por Imaginários, por oito cidades do estado de São Paulo: Mauá, Guarulhos, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo e Sorocaba. Estas são todas cidades signatárias da CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS - Declaração de Barcelona (1990) .
A criação deste espetáculo e exposição foi embasada por uma longa pesquisa realizada entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2018, onde se buscou nos aproximar do imaginário das crianças sobre a cidade. A partir de estudos sobre a interação entre arte, educação e infância, o conjunto de vivências que permitiram criar um ambiente lúdico adequado para realizar um apurado e inovador trabalho de “escutas” com grupos de crianças diversos. Foi desse modo que se aproxima do conceito de Educação Integral e de Cidade Educadora, que baseiam esta proposta que apresentada pelo Grupo Esparrama.
A escolha de Santo André para essa circulação revela o interesse em criar redes de trocas que fortaleçam as ações locais
que estejam relacionadas à ideia de Educação Integral. A exposição Navegar: uma expedição por imaginários, do Grupo Esparrama,é fruto de um processo de escuta com crianças de três territórios diferentes(CEU Heliópolis, EMEI Gabriel Prestes e Ocupação Lord Palace). Ela tem como ponto de partida o desejo de nos aproximar do modo como as criança pensam, sentem e vivem a cidade.
É possível reconhecer dois eixos importantes para construção da narrativa desta exposição: a cidade como cenário e a imaginação infantil como fonte criadora. Navegar: uma expedição por imaginários é uma exposição criada no formato de um grande barco, metaforicamente utilizado pelo Grupo Esparrama para navegar por São Paulo junto com três artistas (Daniel Viana –
Poeta, Sissy Eiko – Fotógrafa e Marina Faria – Ilustradora) para descobrir qual o imaginário infantil sobre a cidade .
Com muitas atividades interativas, a exposição convida crianças e adultos a deixarem suas próprias marcas nas obras e a brincar com elas, estimulando o público a imaginar e inventar novas possibilidades de relação com a cidade e, especialmente, com as pessoas.

EMIA Aron Feldman - Escola Municipal de Iniciação Artística

A EMIA Aron Feldman, localizada em casarão antigo no Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique (Jaçatuba) tem o foco no trabalho com crianças de 5 a 10 anos de idade, o projeto permite o acesso à práticas artísticas que estimulam a criatividade, o convívio, a expressividade e a linguagem poética de maneira integrada.