Espetáculo Teatral Navegar

Grupo Esparrama trás projeto Navegança para Santo andré

Durante suas viagens os dois navegadores de cidade, Nina
e Samuel, se trombam e resolvem juntar suas embarcações
para continuar transformando as ruas e vielas por
onde passam. Porém eles são surpreendidos pelo Gatão
que se proclamou o dono de todas as coisas do mundo e
que agora quer o barco das crianças.

EMIA ARON FELDMAN

Dia 16 de novembro de 2018 às 15:00

Endereço: Av. Itamarati, 536 , Parque Jaçatuba, 09290-730, Santo André, SP

Durante suas viagens os dois navegadores de cidade, Nina
e Samuel, se trombam e resolvem juntar suas embarcações
para continuar transformando as ruas e vielas por onde passam. Porém eles são surpreendidos pelo Gatão que se proclamou o dono de todas as coisas do mundo e que agora quer o barco das crianças. Ele e seus capangas usarão de todos os disfarces para enganá-las, mas, com a ajuda de seus amigos pássaros, as crianças descobrirão que para a imaginação não há limites, se não for possível navegar pela cidade, sempre será possível voar por ela. Foram criadas duas ações antes do espetáculo para provocar a reflexão sobre a importância da participação das crianças:
PINTURA DA BANDEIRA DO BARCO
As crianças são convidadas a criar e pintar a bandeira que será utilizado no barco dos personagens Nina e Samuel durante a apresentação.
MICROFONE ABERTO
O microfone fica aberto durante vinte minutos antes do espetáculo para que as crianças possam se expressar livremente, num gesto simbólico de valorização da “voz” das infâncias
em nossa sociedade.
Este espetáculo faz parte do projeto NAVEGANÇA que o Grupo Esparrama, da cidade de São Paulo, apresenta através do Edital de Teatro de Rua do PROAC/2018. Nele é proposto circulação do nosso mais novo espetáculo Navegar e da exposição Navegar: uma Expedição por Imaginários, por oito cidades do estado de São Paulo: Mauá, Guarulhos, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo e Sorocaba. Estas são todas cidades signatárias da CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS - Declaração de Barcelona (1990) .
A criação deste espetáculo e exposição foi embasada por uma longa pesquisa realizada entre dezembro de 2016 e fevereiro de 2018, ondese buscou nos aproximar do imaginário das crianças sobre a cidade. A partir de estudos sobre a interação entre arte, educação e infância, o conjunto de vivências que permitiram criar um ambiente lúdico adequado para realizar um apurado e inovador trabalho de “escutas” com grupos de crianças diversos. Foi desse modo que se aproxima do conceito de Educação Integral e de Cidade Educadora, que baseiam esta proposta que apresentada pelo Grupo Esparrama.
A escolha de Santo André para essa circulação revela o interesse em criar redes de trocas que fortaleçam as ações locais
que estejam relacionadas à ideia de Educação Integral.

EMIA Aron Feldman - Escola Municipal de Iniciação Artística

A EMIA Aron Feldman, localizada em casarão antigo no Parque Regional da Criança Palhaço Estremilique (Jaçatuba) tem o foco no trabalho com crianças de 5 a 10 anos de idade, o projeto permite o acesso à práticas artísticas que estimulam a criatividade, o convívio, a expressividade e a linguagem poética de maneira integrada.