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Contra Fluxo

Resultado do processo de estudos do quarto e último ano da Turma 18 do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes, da Escola Livre de Teatro de Santo André.

Classificação Etária

Livre

Descrição Detalhada

Não há distribuição de ingressos, o experimento acontece na rua. FICHA TÉCNICA Criação | Turma 18 do Núcleo de Formação de Atores e Atrizes da Escola Livre de Teatro de Santo André. Elenco | Dani Fontana, Dennis Rodrigues, Jefferson Silvério, Jennifer Souza e Joy Catharina. Direção Geral | PatriciaGifford Direção musical, composições inéditas, arranjos eletrônicos | Tulio Crepaldi. Direção vocal interpretativa | Lucia Gayotto Direção de arte e figurinos | YumiSakate Dramaturgia e letras das canções | Marcos Emanoel e PatriciaGifford. Poesias dos poetas urbanos | Caco Pontes, Giovani Baffô, Donizete Galvão e Mauro Iazi. Intérprete musical | Tulio Crepaldi. Colaboração artística | Artur José Marques Paulo, Patrick Carvalho, Giulio Passerino e Leon HenricoGeraldi. Direção da equipe técnica|Ramilo Assunção e Vica Ramos. Equipe técnica | Amanda Barcelos, Dede Andrade, Letícia Pasqual, NadiaVerdun, Giovanna Sanches, Gabi Gomes e Jefferson Santana. Manutenção e engenharia do carro de som | Mauro Martorelli, Diego Lima Lucas e Paulo Varela. Operação de som | Tulio Crepaldi e Diego Lima Lucas. Apoio de figurino | Elizabete B. Lucas Realização | Escola Livre de Teatro de Santo André Tendo como mote para a criação a chegada, no tempo presente, de um grupo de rebeldes, fugidos e perseguidos, vindos de um tempo futuro, CONTRA FLUXO propõe que o espectador siga esse ‘bando da futuridade’ pelo bairro. Através de interferências cênico-musicais, o ‘bando’ busca provocar um contra fluxo de ações diante da organização que constitui o tempo atual da sociedade, propondo um olhar através de outras perspectivas. ‘Somos cacos do futuro em construção, agora!’ – canta umas das figuras em frente aos estabelecimentos comerciais da Rua Vieira de Carvalho, bairro de Santa Teresinha. Tendo como referência os coros gregos da origem do teatro ocidental - onde a musicalidade da palavra materializava a narrativa, legado da cultura oral, anterior ao advento da escrita - a linguagem do experimento prioriza o canto ao vivo. Em cena, o ‘bando’ se comunica cantando numa tentativa de elevar o discurso da palavra a um nível ritualístico, evitando o tom discursivo. Para além da criação de textos inéditos e transformados em canções, também foi de grande inspiração e integram a dramaturgia deste trabalho, poesias de poetas urbanos como Caco Pontes, Giovani Baffô, Donizete Galvão e Mauro Iazi, numa associação evidente desses coros que cantam a atualidade. O estudo para a composição dramatúrgica também buscou referências e inspirações em alguns autores e autoras que escrevem sobre a cidade,a urbanidade e a contemporaneidade como João do Rio, Maria Rita Kehl, Ernesto Sábato, Jorge LarrosaBondía e o Comitê Invisível. O coletivo de artistas, juntamente com o público, percorrerá a Rua Vieira de Carvalho, compondo artisticamente com a arquitetura urbana concreta, fazendo com que a própria cidade sirva como cenário e os cidadãos se transformem em transeuntes-atores dessa grande cena pública. O desejo pela investigação dessa linguagem vem da necessidade de tornar ainda mais evidente a participação do artista no cotidiano urbano da cidade de Santo André, buscando durante a própria realização da obra, uma fricção entre arte e vida.