Oficina: “Cenas Públicas: O teatro jovem, a política e a cidade”

por Judson Cabral, Paulo Gircys e Thaís Póvoa

Curso ou Oficina

A oficina faz parte do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos que tem como premissa o protagonismo adolescente por meio do encontro, debate e incentivo à produção teatral jovem na América Latina. Criado há dez anos em Buenos Aires, Argentina, o VQV desembarca em Santo André para sua primeira edição regional brasileira.

A ideia dessa oficina. é, à partir do encontro dos jovens artistas de diferentes cidades e regiões de SP, propor jogos, ações e leituras que geram cenas. Porém, o desafio para a criação das cenas irá partir da seguinte problemática: muitas vezes ou a discussão da cena se encerra nas questões estéticas, ou conseguimos discutir o tema quase que independente da cena proposta. Aqui tentaremos não dissociar esses elementos e pensar a cena como algo que permite pensar as relações dos jovens com a própria cidade e como um pode influenciar o outro. Como fazer uma cena que reflita a sociedade atual e propõe novas formas de ver e agir sobre o mundo? Essas cenas funcionarão para que possamos discutir como o teatro jovem pode discutir política e servir para a formação tanto dos jovens participantes quanto de seus espectadores.

Judson Cabral
Ator formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT). Bacharel em Ciências Sociais pela Fundação e Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Mestre em Ciências Sociais Pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Doutorando em Ciências Sociais pela mesma instituição. Pesquisador do Núcleo de Estudo Arte, Mídia e Política (NEAMP) sediado na PUCSP. Professor da pós graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Também atua como artista educador em arte. Suas áreas de pesquisas são sociologia da arte, arte e política, subjetividade, arte e política, filosofia política e da arte, teoria teatral. Atual coordenador da ELT.

Paulo Vitor Girčys
Formado em Artes Cênicas – Licenciatura, pela ECA/USP. Pesquisador nas áreas de Formação do Artista Teatral, Teatro Jovem, Teatros Eslavo e Lituano, Teatro e Literatura. Desde 2005 integra a Cia. Estrela D’Alva de Teatro, onde, além de espetáculos, desenvolve projetos pedagógicos como a “Escola Itinerante de Teatro”. Foi artista-orientador do Programa Vocacional da SMC de São Paulo. Ministrou aulas e oficinas na Lituânia, Rússia, Argentina e Chile. Integra a equipe da Mostra internacional de Teatro de São Paulo - MITsp desde a primeira edição. Atualmente é coordenador geral dos cursos de teatro do Colégio Singular no ABC.

Thais Póvoa
Mestranda em Pedagogia do Teatro pela ECA – USP. Bacharel em Artes Cênicas com habilitação em Teoria Teatral pela USP. Atriz formada pela Escola de Arte Dramática. Possui especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona/Espanha. Parecerista Cultural na área de Artes Cênicas para o Ministério da Cultura - MINC desde 2015. Coordenadora artística da Cia. Lona de Retalhos, que desenvolve pesquisa na linguagem do palhaço. Desde 2009 atua como educadora em projetos públicos de formação artística como Programa Vocacional, Fábricas de Cultura, Centro Livre de Artes Cênicas - CLAC e, atualmente, Programa de Qualificação em Artes do Governo do
Estado de São Paulo.

Incentivo à Criação Artística