Oficina: “O Ponto de Realidade: Do Cotidiano à Cena”

por Pablo Riveras (Chile)

Curso ou Oficina

A oficina faz parte do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos que tem como premissa o protagonismo adolescente por meio do encontro, debate e incentivo à produção teatral jovem na América Latina. Criado há dez anos em Buenos Aires, Argentina, o VQV desembarca em Santo André para sua primeira edição regional brasileira.

A oficina de criação teatral está direcionada a jovens interessados a aprofundar técnicas de expressão de atores, consciência cênica e dramaturgia do espaço; por meio do jogo dramático, trabalhando com o cotidiano de cada participante como base para a criação de diferentes elementos para encenação.

Pablo Riveras
Pablo Andres Riveras Riffo; Graduado em Artes e ator pela Universidad ARCIS (Santiago, Chile), com estudos realizados na área de Pedagogia Teatral na Pontificia Universidade Católica de Chile e psicologia cognitiva na aprendizagem na FLACSO, Argentina. Orientador na Escola de Teatro&Sociedad professor das oficinas realizadas para adolescentes, adultos e estudantes de Carahue e Temuco (Chile). O projeto permite o trabalho teatral em comunidades com pouco ou difícil acesso a ele. Em Temuco com artistas profissionais e autodidatas, que participam da criação de intervenções e produções teatrais, contando com numerosas apresentações dentro e fora da região. E em Carahue o elenco é formado por estudantes universitários e escolares da mesma comunidade, com os quais são realizadas mais ações pedagógicas, mas que, por sua vez, permitem a experiência de representação dentro e fora da região e até internacionalmente. O projeto consiste em articular diferentes entidades sociais, promovendo o trabalho artístico-cultural dentro e fora das localidades, em comunhão com os contextos e seu estado da arte.

Incentivo à Criação Artística

Programa que pretende a construção de uma política de incentivo à criação artística da Secretaria de Cultura de Santo André. A esse programa estão vinculados os equipamentos e projetos voltados para a área de formação cultural: Escola Livre de Dança, Escola Livre de Teatro, Escola Livre de Cinema e Vídeo, Escola Municipal de Iniciação Artística, e o Projeto Territórios de Cultura