Oficina de dramaturgia cênica : “Do corpo ao papel, do papel ao teatro”

por Pablo Navarrete (Chile)

Curso ou Oficina

A oficina faz parte do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos que tem como premissa o protagonismo adolescente por meio do encontro, debate e incentivo à produção teatral jovem na América Latina. Criado há dez anos em Buenos Aires, Argentina, o VQV desembarca em Santo André para sua primeira edição regional brasileira.

Dividida em três etapas: corpo - palavra - cena; a oficina pretende encontrar em jogos corporais no espaço, disparadores abstratos que sirvam como elementos para a construção dramatúrgica e posteriormente levá-los à cena.

Pablo Andrés Navarrete
Estudou licenciatura em arte dramática na Universidade Nacional de Cuyo de Mendoza, Argentina e especializou-se em Pedagogia Teatral na Universidade do Chile. Atualmente é diretor, dramaturgo, educador teatral, produtor e ator. Diretor da companhia independente de teatro CONTRATIEMPO (Temuco Chile), diretor da academia de teatro Contratiempo Drama Clu (Temuco-Chile) e da companhia de teatro adolescente DESENFOKE (Lautaro-Chile), diretor da companhia municipal de teatro LA OLA (Lautaro-Chile) e representante no Chile da rede mundial de teatro adolescente VAMOS QUE VENIMOS, sendo produtor do festival internacional VAMOS QUE VENIMOS AL SUR de Lautaro - Chile. Como dramaturgo escreveu 18 peças.

Incentivo à Criação Artística

Programa que pretende a construção de uma política de incentivo à criação artística da Secretaria de Cultura de Santo André. A esse programa estão vinculados os equipamentos e projetos voltados para a área de formação cultural: Escola Livre de Dança, Escola Livre de Teatro, Escola Livre de Cinema e Vídeo, Escola Municipal de Iniciação Artística, e o Projeto Territórios de Cultura