Oficina: "Corpo, Performance e Oralidade nos movimentos de pesquisa e jornadas de mobilização cultural"

por Andrea Paula dos Santos e Coletivo Encarnadas

Curso ou Oficina

A oficina faz parte do Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos que tem como premissa o protagonismo adolescente por meio do encontro, debate e incentivo à produção teatral jovem na América Latina. Criado há dez anos em Buenos Aires, Argentina, o VQV desembarca em Santo André para sua primeira edição regional brasileira.

Nesta oficina, tratamos de movimentos e jornadas de pesquisa e de mobilização cultural do qual fizemos parte em locais públicos, como os terminais de ônibus ou casas de cultura e casas de apoio e defesa da mulher na Zona Leste, nos bairros de São Mateus e São Rafael, com rodas de conversa, realização de entrevistas com registros de histórias de vida, danças dos povos/danças circulares, entre outras atividades que trazem vivências, compartilhamento de experiências e o contato com narrativas das pessoas comuns que constroem vínculos, sabedorias e conhecimentos que acabam por fazer parte dos processos de trabalho dos grupos, tanto na configuração das dramaturgias dos espetáculos, quanto na trajetória destes como promotores políticas públicas de cultura por meio de ações artísticas, culturais e de cidadania realizadas ao longo dos projetos desenvolvidos. Nesse sentido, a oficina trata da concepção e da metodologia desses processos de trabalho e movimentos de pesquisa, realizando atividades de estudos e experimentais com os/as participantes, com o objetivo de que possam ampliar construir autoconhecimento e conhecimento, estabelecendo novos repertórios de ação e de possibilidades de trabalho artístico e cultural em torno do seu próprio cotidiano, das histórias de vida e de suas comunidades.

Andrea Paula dos Santos
Graduada em História - Bacharelado (1994) e Licenciatura (1999) pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado em História Social (1998), doutorado em História Econômica (2003), pela USP, e pós-doutorado em História da Ciência (2010), no Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência/Programa de Pós Graduação em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi professora do Departamento de Ciências Sociais na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB/SC), nas áreas de Sociologia e Antropologia; e do Departamento de História, além dos Cursos de Geografia, Economia, Artes Visuais, Música e do Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR). Desde 2010, é professora adjunta da Universidade Federal do ABC (UFABC/SP). É autora do livro Ponto de Vida: cidadania de mulheres faveladas (São Paulo: Loyola, 1996). Atualmente integra o Coletivo Encarnadas.

Coletivo Encarnadas
Mulheres reunidas para pesquisar e refletir sobre a condição feminina na sociedade de forma poética e política. O Coletivo Encarnadas nasceu de um incômodo, como uma dor de dente, para pesquisar e refletir sobre a condição feminina na sociedade e promover o debate sobre direitos humanos de forma política e poética. Somos um grupo de pesquisa que acolhe: atrizes, dramaturgas, filósofas, cantantes, artistas plásticas e bordadeiras.

Incentivo à Criação Artística

Programa que pretende a construção de uma política de incentivo à criação artística da Secretaria de Cultura de Santo André. A esse programa estão vinculados os equipamentos e projetos voltados para a área de formação cultural: Escola Livre de Dança, Escola Livre de Teatro, Escola Livre de Cinema e Vídeo, Escola Municipal de Iniciação Artística, e o Projeto Territórios de Cultura