“Comemoração do Aniversário da Cidade - 2018”

CONVOCATÓRIA nº005/11/2017 – SC

A Prefeitura de Santo André, por intermédio da Secretaria de Cultura (SC) e do CMPC (Conselho Municipal de Políticas Culturais), torna pública a Convocatória para seleção de propostas de intervenções culturais a serem realizadas no evento “Comemoração do Aniversário da Cidade”.

Inscrições: As inscrições estão abertas até 22 de dezembro de 2017 e deverão ser realizadas EXCLUSIVAMENTE on line através da Plataforma CulturAZ: http://culturaz.santoandre.sp.gov.br/projetos/edita/273/

Departamento de Cultura

Diariamente de 1 a 22 de dezembro de 2017 às 08:00

Preço: GRÁTIS

Endereço: Praça IV Centenário, 01, 3º andar do prédio da Biblioteca, sala 04, Centro, 09015-080, Santo André, SP

CONVOCATÓRIA nº005/11/2017 – SC

“Comemoração do Aniversário da Cidade - 2018”
A Prefeitura de Santo André, por intermédio da Secretaria de Cultura (SC) e do CMPC (Conselho Municipal de Políticas Culturais), informa que estão abertas as inscrições para a Convocatória que selecionará propostas de intervenções culturais a serem realizadas no âmbito do evento “Comemoração do Aniversário da Cidade”, cujo período de realização será de 01º a 30/04/2018, na cidade de Santo André, SP.

Diretrizes que nortearão a programação: A partir de diálogos com as representações de artistas locais, grupos culturais, instituições e usuários de cultura e os demais agentes envolvidos na organização desta seleção, foram estabelecidas as seguintes diretrizes que nortearão a seleção de intervenções artístico-culturais que irão compor a programação da “Comemoração do Aniversário da Cidade”:

• Valorizar o conhecimento acerca da memória e dos símbolos da cultura local e celebrar a história da cidade, de seus personagens, de seu arcabouço artístico-cultural e de seu patrimônio material e imaterial;
• Promover o diálogo entre a intervenção artística e o patrimônio material/ imaterial local;
• Potencializar o uso das estruturas existentes e dos elementos próprios da cultura local;
• Promover a interação do público com a intervenção artística e com o patrimônio, de forma que a programação seja menos contemplativa e traga o munícipe ou o visitante para uma relação mais ativa;
• Priorizar a ocupação dos espaços livres e edificações da Cidade;
• Reduzir interferências com instalações de infra-estruturas artísticas;
• Adequar o porte das atrações às capacidades das estruturas locais;
• Priorizar o envolvimento e a participação da produção cultural local;
• Expressar através da programação a diversidade cultural sem restrição de linguagens;
• Realizar de forma transparente e democrática a seleção das atrações que irão compor a programação do evento;
• Tornar públicos os valores das contratações para o evento;
• Priorizar ações que tenham caráter formativo e de continuidade e que não se limitem necessariamente aos dias do evento;
• Buscar, através da intervenção cultural, diálogos com outras áreas (meio ambiente, turismo, inclusão social, desenvolvimento local, etc.);
• Promover intercâmbios culturais entre os municípios da região.

A convocatória objetiva selecionar propostas de intervenções culturais apresentadas por agente(s) cultural(s), artistas, grupos culturais e artísticos, coletivos de cultura, representados com exclusividade por pessoas jurídicas nos termos da Lei Federal 8.666/93, para realizarem intervenções artístico-culturais na cidade de Santo André.

As propostas serão realizadas na cidade de Santo André durante a Comemoração do Aniversário da Cidade no período de 01º a 30/04/2018.

As inscrições estão abertas de 06 de novembro de 2017 às 23h59 de 22 de dezembro de 2017 e deverão ser realizadas EXCLUSIVAMENTE on line através da Plataforma CulturAZ: http://culturaz.santoandre.sp.gov.br/projetos/edita/273/

As propostas deverão estimular e fomentar a diversidade da cultura, nas suas expressões populares, urbanas e tradicionais e atender rigorosamente às diretrizes expostas na introdução da Convocatória.

GERÊNCIA DE PROJETOS ESPECIAIS, PLANEJAMENTO E INFORMAÇÕES CULTURAIS

A GPEPIC é uma gerência de apoio às ações da Secretaria de Cultura de Santo André. Direciona seu trabalho à organização de informações culturais para a construção de indicadores culturais do município e para a elaboração de projetos visando oportunidades de financiamento. .