Bem Paisagístico

Parque Natural Municipal do Pedroso

Área de Atuação

Meio Ambiente

Descrição curta

O Parque Natural Municipal do Pedroso, cuja gestão é realizada Semasa, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral desde 1998 e possui área equivalente a aproximadamente seis vezes a do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

CEP: 09000-000

Logradouro: Estrada do Pedroso

Número: 3336

Complemento:

Bairro: Sítio dos Vianas

Município: Santo André

Estado: SP

Endereço: Estrada do Pedroso, 3336 , Sítio dos Vianas, 09000-000, Santo André, SP

Descrição

O Parque Natural Municipal do Pedroso, cuja gestão é realizada Semasa, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral desde 1998 e possui área equivalente a aproximadamente seis vezes a do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

No conjunto de parques públicos da Região Metropolitana de São Paulo, o Pedroso se destaca pelo porte (8.150.725 m²) e pelo seu caráter de Unidade de Conservação integrante da Reserva da Biosfera e também da Área de Proteção e Recuperação de Mananciais da bacia Hidrográfica Billings-Tamanduateí.

Conexão com o Parque Estadual da Serra do Mar – Maior espaço protegido de Santo André, ele é formado por maciço vegetal contínuo de Mata Atlântica que forma uma barreira entre a área urbana e o espelho d’água da represa Billings, fazendo divisa com os municípios de São Bernardo do Campo a sudoeste e Mauá a nordeste, com a área urbanizada de Santo André, ao norte e com o bairro Parque Miami, ao sul. Tem relevante importância para a conservação da Mata Atlântica, pois faz a conexão com o Parque Estadual da Serra do Mar.

Água – Ele também apresenta uma rede hídrica importante. A microbacia do córrego Pedroso fica totalmente dentro do parque, com 33 nascentes e 15 lagos. No local é feita a captação para o tratamento e distribuição de suas águas para 6% da população de Santo André, o que representa quantidade na ordem de 6,8 milhões de litros d’água por dia.

logo-pedroso

História – A área pertenceu à família Pedroso. Explorada para a produção de carvão vegetal, foi fragmentada em vários proprietários e, desde antes da década 40 do século passado, é utilizada para a captação e abastecimento de água.
No início da década de 1970, a área foi aberta ao público, quando para lá foi transferida a Capela de Santa Cruz, construída pelos antigos lenhadores da região. Em 1979, houve mudança na denominação do local, que passou a chamar-se Parque Regional e Jardim Botânico do Pedroso. Na época foram construídos quiosques com churrasqueiras, quadras esportivas e instalados equipamentos para recreação infantil e sanitários.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Secretaria de Cultura - Secult

Pasta responsável formular, coordenar, executar e avaliar planos e programas de ação, difusão, formação, pesquisa e fomento da cultura, do lazer, das artes e da preservação dos bens materiais e imateriais com valor histórico, cultural, arquitetônico, paisagístico e afetivo para a população de Santo André.

REDES SOCIAIS: @secult.santoandre

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem