Individual

Rosana Aparecida Ribeiro


Funções

Descrição curta

Sou atriz, dançarina, performer. Tenho pesquisa da corporeidade com referencias na dança Butô, no teatro fisico e teatro/ performance na rua.
Nasci em Santo André onde estudei na ELT. Hoje vivo em São Paulo. Faço parte do Coletivo Paisagens flutuantes e o Projeto Ecológico Maria do Lixo.

Dados Pessoais

E-mail Público: rosanapribeiro95@gmail.com

Telefone Público: (11) 95218-3001

Descrição

Desenvolve pesquisa sobre a corporeidade para dança/performance desde da década de 90, a partir de treinos para Dança Butô e Artes Performativas. Fez o curso de Formação para atriz e núcleos artísticos na Escola Livre de Teatro (ELT)1997 a 2010 e na Escola Livre de Dança (ELD) 2002, ambas em Santo André.
Em 2000 criou o personagem Maria do Lixo que carrega sua experiência sócio/ambiental na Usina de Triagem e Reciclagem de Santo André, e desde então atua em eventos ambientais. Trabalhou como performer no grupo multicultural KAH-HUM-KAH de 2004 a 2008 participando de apresentações dentro e fora do Brasil, como no Fórum Social Mundial e no evento ENLACE-D – Córdoba–Espanha. Desde 2014, é parte o Coletivo Paisagens Flutuantes, com pesquisa na área de Dança/Teatro/Performance e referências da dança Butô, e foram realizados os seguintes trabalhos: “Memórias e rastros e impermanências… apresentada no Sítio da Ressaca-Jabaquara - 2015, “Serenata de outono: a mulher do avesso”, com apresentações no CCNJ, Calçadão Cel. Oliveira Lima em Santo André, na Funarte, “Homenagem a Kazuo Ohno”na Praça Rooselvet e “Homenagem a Tatsumi Hijikata” na Praça Metrô Tiradentes -2016 a 2018. Correspondance à Camille Claudel que esteve em cartaz em 2018 no Teatro Studio Heleny Guariba e no CCNJ (Centro de Culturas Negras do Jabaquara). Ainda com o Coletivo esteve em residência artística no CRD(Centro de Referência da Dança) 2019-2020, participando da Mostra de Residentes 2019, em 2020 participou da ação Fala Residente-CRD, e do Laboratório de trocas – CRD, trazendo sua pesquisa solo “Na Carne “ para veiculação ao vivo online, e os vídeos-danças, “Passagens” e “Sinais”. Com esses trabalhos também em 2020 participou do projeto Provocações Cênicas dentro do Transversalidades Poéticas-CRD.
Em 2021 participou como preparação corporal no projeto “ Tirando da gaveta o corpo” da Cia Persi – Pororoca experimental e como atriz do projeto “Vermelho” da Cia Teatro da Endoscopia ambos veiculados online.
Paginas Facebook: Rosana Ribeiro, Coletivo Paisagens Flutuantes e Projeto Ecológico Maria do Lixo.
Canal do Youtube: Coletivo Paisagens Flutuantes.
Instagram: paisagens.flutuantes e rosana.ribeiro_flutuantes


Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem