Jornada

ENCONTRO MERCOCIDADES: reunião UT CULTURA de 26 a 28 de setembro de 2019

Descrição curta

ENCONTRO ANUAL DA UNIDADE TEMÁTICA DE CULTURA DA REDE MERCOCIDADES EM SANTO ANDRÉ. Dirigentes de cultura das cidades participantes da rede Mercocidades da América Latina comparecerão para debater sobre o tema que foi decidido na reunião da UT Cultura de 2018, no Peru: “Direitos Culturais: promoção e salvaguarda das línguas indígenas” .

Site

http://www2.santoandre.sp.gov.br/ http://www2.santoandre.sp.gov.br/
marcar eventos listados desmarcar eventos listados

tornar rascunho publicar
{{data.processingText}}
{{numSelectedEvents}} {{numSelectedEvents == 1 ? 'evento selecionado' : 'eventos selecionados' }}

Descrição

A rede Mercocidades
Mercocidades é a principal rede de governos locais do MERCOSUL. Fundada em 1995, por iniciativa de prefeitos e autoridades dessa região, com o objetivo de favorecer a participação das cidades num processo de integração regional, fomentar o intercâmbio e a cooperação horizontal entre os municípios, incidir nas agendas nacionais, regionais e mundiais, criar políticas conjuntas entre as cidades e estimular o intercâmbio de experiências.
Desde então a rede vem se ampliando e incorporando novos membros. Atualmente conta com 349 cidades-membro de 10 países do continente: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
Os encontros das cidades da rede Mercocidades são organizados em Unidades Temáticas (UT), sob vários assuntos como Segurança Cidadã, Turismo, Juventude, Esporte, Desenvolvimento Urbano, Direitos Humanos, Cooperação Internacional, Economia Social e Solidária, Ciência, Tecnologia e Capacitação, Comunicação, Gênero, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Educação e Cultura.
Cidades Membros da rede
Das doze cidades pioneiras, a rede Mercocidades hoje consolida, em mais de duas décadas, 341 cidades em 10 países do continente: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Equador, Uruguai e Venezuela, onde habitam mais de 120 milhões de pessoas. Só no Brasil, são 88 cidades que participam da rede Mercocidades.
A Unidade Temática Cultura
A Unidade Temática Cultura promove o debate acerca do desenvolvimento cultural das cidades e as possibilidades de promover políticas culturais inclusivas e respeitosas baseadas na diversidade cultural. Fomenta o intercâmbio e a cooperação cultural horizontal visando reforçar o desenvolvimento da região. Também promove a articulação com outras redes culturais internacionais, com o objetivo de gerar espaços de troca de ideias e de boas práticas de gestão cultural das cidades de todo o mundo.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

GERÊNCIA DE PROJETOS ESPECIAIS, PLANEJAMENTO E INFORMAÇÕES CULTURAIS

A GPEPIC é uma gerência de apoio às ações da Secretaria de Cultura de Santo André. Direciona seu trabalho à organização de informações culturais para a construção de indicadores culturais do município e para a elaboração de projetos visando oportunidades de financiamento. .

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem