As informações deste registro é histórico gerado em 10/09/2020 ás 15:55:31.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Teatro Conchita de Moraes

sss Criado pelo Governo do Estado em 1959, o Teatro Conchita de Moraes foi inicialmente erguido para ser o auditório da Escola Estadual existente no mesmo quarteirão. Em 1963, em convênio com a prefeitura, o teatro acolhe o festival de teatro amador de Santo André. Em 1970 começa a ser administrado pelo município que passa a utilizá-lo como um dos espaços teatrais da cidade.

Capacidade: 220

Horário de funcionamento: TERÇA A SÁBADO DAS 13H ÀS 18H

Site: http://www2.santoandre.sp.gov.br/

Email: teatro@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4996-2164

Endereço: Praça Rui Barbosa, s/nº - Santa Terezinha - Santo André

CEP: 09210-620

Logradouro: Praça Rui Barbosa

Número:

Complemento:

Bairro: Santa Terezinha

Município: Santo André

Estado: SP

Descrição

Criado pelo Governo do Estado em 1959, o Teatro Conchita de Moraes foi inicialmente erguido para ser o auditório da Escola Estadual Professora Carlina Caçapava de Mello, existente no mesmo quarteirão.

Em 1963, em convênio com a prefeitura, o teatro acolhe o festival de teatro amador de Santo André. Em 1970, começa a ser administrado pelo município que passa a utilizá-lo como um dos espaços teatrais da cidade.

Nos anos 80, o Conchita de Moraes abrigou festivais e mostras de teatro da cidade e região, além de espetáculos independentes, mas é a partir de 1990 que passa a ser utilizado, de forma provisória, pelas turmas da Escola Livre de Teatro (ELT), criada pela gestão da época.

Em meados dos anos 90 o espaço passa por uma reforma que o reconfigura na arquitetura atual, passando a abrigar a Escola Livre de Teatro (ELT) de forma definitiva, e a programação de teatro vinculada a grupos de pesquisa independente em artes cênicas.

A indissociável relação entre o espaço da Escola Livre e o Teatro Conchita de Moraes é a garantia de poder reverberar na programação pública de arte da cidade seus próprios frutos e estudos, e sobretudo criar um espaço de apresentação que aprofunde o debate artístico sobre o fazer teatral de grupos independentes, com espetáculos convidados dentro desse espectro de pesquisa. Dessa forma, a cidade tem uma alternativa cultural que difere de outros espaços com programações voltadas para uma produção teatral mais comercial, legitimando assim a existência da escola na própria cidade, projetando seu futuro em rede, num ‘triangulo’ interdependente: projeto de formação, projeto de difusão e projeto de formação de público.

O espaço conta com um palco "Italiano", 4 camarins, e capacidade para 220 pessoas.

Publicado por

ELT - Escola Livre de Teatro

A Escola Livre de Teatro de Santo André é um centro de formação, pesquisa e experimentação das linguagens teatrais de acesso público e gratuito. Criada e mantida pela Secretaria de Cultura do Município desde 1990, a ELT é referência na pedagogia teatral no país.