As informações deste registro é histórico gerado em 10/09/2020 ás 15:15:16.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Teatro Municipal Maestro Flavio Florence

sss O Teatro Municipal Maestro Flavio Florence é um importante espaço cênico do estado de São Paulo, considerado tecnicamente um dos mais perfeitos do país. Construído em formato hexagonal, foi inaugurado em abril de 1971 com capacidade para 468 pessoas e conta com uma excelente infra-estrutura, três palcos que funcionam simultaneamente e um fosso para orquestra capaz de abrigar até 45 músicos.

Acessibilidade: Sim

Capacidade: 468

Horário de funcionamento: Atendimento de 2ª a 6ª das 9h às 17h

Site: http://www2.santoandre.sp.gov.br/

Email: teatro@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4433-0789

Endereço: Praça IV Centenário, s/nº, Paço Municipal de Santo André, Centro, 09015-080, Santo André, SP

CEP: 09015-080

Logradouro: Praça IV Centenário

Número: s/nº

Complemento: Paço Municipal de Santo André

Bairro: Centro

Município: Santo André

Estado: SP

Descrição

O projeto arquitetônico do Teatro Municipal andreense, elaborado pela empresa Rino Levi Arquitetos Associados e pelo paisagista Roberto Burle Marx, foi aprovado em 22 de maio de 1965. Sua construção durou quatro anos, mas sua inauguração, adiada por duas vezes, só aconteceu em 1971, quando os equipamentos, importados, já estavam devidamente instalados.
A inauguração ocorreu em 17 de abril de 1971, com a estreia da peça "Guerra do Cansa Cavalo", texto de Osman Lins com produção do Grupo Teatro da Cidade (GTC). O evento teve ainda a apresentação da Orquestra Sinfônica de São Paulo, do Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo, do Coral Paulistano e da Orquestra Jovem de São Paulo. Desde então, o Teatro Municipal é palco de grandes espetáculos e uma referência no País pela excelente acústica.

Recentemente mais um valor veio adicionar-se a história do Teatro e do Centro Cívico de Santo André. O conjunto foi tombado como patrimônio cultural do estado – através do Condephaat – e do município, através do Comdephaapasa, o que reforça ainda mais a importância desse espaço como local da expressão da produção cultural e de lazer para a comunidade.

Em 2019 o nome do Teatro Municipal de Santo André mudou para homenagear um dos mais importantes artistas da cidade. Tal alteração do nome do teatro foi uma iniciativa dos músicos e do atual maestro regente da Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA), Abel Rocha. Trata-se de uma justa homenagem ao maestro Flavio Florence, que esteve à frente da OSSA por 20 anos, de 1988 até seu falecimento, ocorrido em 2008.

A alteração do nome foi debatida com representantes do setor cultural da cidade. Posteriormente, realizou-se um abaixo-assinado virtual. A proposta foi discutida com os vereadores na Câmara Municipal. O projeto de alteração, elaborado pelo Executivo, foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo.

Flavio Florence era paulista e iniciou seus estudos musicais na Fundação das Artes de São Caetano. Flautista e regente, Flavio Florence integrou entre outras as Orquestras Sinfônicas de Campinas e Jovem Municipal de São Paulo, além da OSSA.

Comprometido com a formação das novas gerações de músicos, Florence foi professor de regência orquestral na FAAM e na Universidade Federal de Minas Gerais. Foi membro da Comissão Estadual de Música e coordenador dos Encontros de Orquestras Jovens do Estado de São Paulo, além de assistente do maestro Eleazar de Carvalho no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Sua produção intelectual inclui dezenas de artigos em publicações como as revistas Bravo! e Concerto.

O Teatro Municipal possuí estacionamento próprio e sua capacidade atual é de 468 poltronas e 04 espaços para cadeirantes.

Critérios de uso do espaço

Enviar projeto (pessoalmente ou por email) do espetáculo, show ou evento com - no mínimo - 90 dias de antecedência e contendo o máximo de informação possível, bem como sugestão de data para apresentação. Todas as solicitações passam por análise da Comissão de Pauta, formada por membros da Sociedade Civil e Poder Público.

Publicado por

Gerência de Teatros e Auditório

A GTA (Gerência de Teatros e Auditório) faz parte do Departamento de Cultura da Secretaria de Cultura e Lazer no município de Santo André.