As informações deste registro é histórico gerado em 22/01/2018 ás 16:09:54.
Este espaço está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Estação de Tratamento de Água Guarará

sss Bem tombado como Patrimônio Cultural Andreense pelo COMDEPHAAPASA - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André, inscrito no livro de tombo sob no. 9, processo no. 57476/1999-4, Data de Tombamento: 06/05/1999.

Endereço:

CEP:

Logradouro: Rua Paulo Novaes esquina com Rua Laudelino Freire

Número:

Complemento:

Bairro: Vila Vitória

Município: Santo André

Estado: SP

Descrição

A estação de tratamento foi construída em 1943 e fazia a captação de água ali mesmo, no córrego Guarará.

Com o passar do tempo e a ocupação desenfreada do entorno, houve a contaminação da água e a captação teve que se afastar da área urbanizada, passando a ser feita no ribeirão Pedroso.

A Prefeitura desapropriou as áreas do entorno das nascentes para garantir a qualidade da água, originando o atual Parque Natural Municipal do Pedroso.

Hoje, a água ali captada responde por 6% do abastecimento público municipal e o restante é comprado da empresa estadual (SABESP).

Publicado por

COMDEPHAAPASA Conselho Patrimônio Cultural

O COMDEPHAAPASA é o conselho municipal que tem como competências identificar, pesquisar, proteger e valorizar o patrimônio cultural da cidade (bens de natureza material e imaterial).
Possui 12 membros, seis representantes do governo municipal e seis representantes da sociedade civil. Realiza reuniões ordinárias mensais no auditório do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.