MOSAICO SEM MITOS: DO ROMANO AO CONTEMPORÂNEO

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO Dia 1 de dezembro de 2018 DAS 10:00 ÀS 15:00; VISITAÇÃO DE Terça à sexta-feira das 10:00 às 17:00 e aos sábados das 10:00 às 15:00 de 4 de dezembro de 2018 a 5 de janeiro de 2019V

Preço: GRATUITO

Endereço: Rua Campos Sales, 414 , Centro, 09015-200, Santo André, SP

A exposição que faz parte do programa OKUPA CULTURA 2018 promovido pela Secretaria de Cultura de Santo André apresenta aproximadamente 32 obras que são resultado de um percurso dentro do universo da arte milenar do mosaico. Percorre os diversos períodos da história em que está inserida esta linguagem artística. Do período romano até os dias de hoje, as obras representam e apresentam as sutis diferenças que ocorreram durante a evolução da arte musiva. É possível verificar como a justaposição de pequenas, às vezes minúsculas tesselas construídas com materiais diversos dialogam entre si e se comportam nos trabalhos criando superfícies lisas ou vibrantes, multicoloridas ou monocromáticas e tantas outras variáveis que nascem da fantasia do artista.

Esta formação teve duração de 288 horas que abrangeram os seguintes estilos: Mosaico Romano, Bizantino, Contemporâneo, Rosto e Facchina. Inicialmente a realização dos trabalhos teve foco na técnica e utilização das ferramentas tradicionais (martellina e tagliolo), para corte dos materiais, regras de “andamento” specíficas de cada um dos estilos, estudos de cor, efeitos de luz e sombra. A partir do momento que cada pessoa ganha familiaridade com a técnica, passa a desenvolver e empregar a própria linguagem e criatividade em suas obras.

Casa do Olhar Luiz Sacilotto

A Casa do Olhar Luiz Sacilotto promove reflexões e ações no campo das artes visuais para cidade de Santo André. Estão sob sua gestão o próprio imóvel onde está sediada a Casa, o Salão de Exposições do Paço Municipal, o Espaço de Fotografia João Colovati e a Pinacoteca de Santo André. Organiza e promove o Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto e a Bienal de Gravura de Santo André.