DANÇAS CIRCULARES

Dança de Roda

Cultura Tradicional

As danças circulares sagradas, também conhecidas como danças de roda, foram criadas por Bernhard Wosien e reúnem danças tradicionais ou folclóricas de diferentes locais do globo.

Inscrições: LIVRE

Acessibilidade:

Tradução para LIBRAS: Não

Áudio Descrição: Não

Estacionamento do Paço Municipal de Santo André

Dia 13 de agosto de 2017 às 10:00

Preço: GRATUITO

Endereço: Praça IV Centenário, s/nº , Centro, 09015-080, Santo André, SP

Bernhard Wosien foi um bailarino e coreógrafo, nascido em 1908 e falecido em 1986, que teve o interesse em viajar o mundo para conhecer as diversas manifestações de danças tradicionais, em locais distintos. Já por volta de seus sessenta anos de idade, Wosien estava visitando um vilarejo na Escócia, especificamente Findhorn, quando foi convidado a apresentar uma coletânea das danças que havia aprendido durante a sua empreitada. Foi nesse momento que, ao ensinar a dança, compreendeu que já havia encontrado o que buscava: uma dança capaz de expressar verdadeiramente os seus sentimentos. Essa dança, então, foi denominada de dança circular sagrada.
O termo “sagrado”, utilizado como adjetivo da dança tem a função de qualificá-la em função de seus objetivos: pretende ser uma dança capaz de fazer emergir o respeito ao próximo, o carinho por si e pelo outro e a melhora da autoestima, já que é dançada em grupo.

DEPARTAMENTO DE LAZER

O Departamento de Lazer integra a Secretaria de Cultura do município e tem como responsabilidade o desenvolvimento da gestão integrada da política pública de lazer na cidade de Santo André.