Bens culturais de natureza material

Monumento a Orlando Stanziani

Descrição curta

Busto em bronze, representando Orlando Stanziani. Tinha a seguinte inscrição: NOSSA HOMENAGEM PELO CARINHO E DEDICAÇÃO QUE ETERNAMENTE SERÁ LEMBRADA. SANTO ANDRÉ, OUTUBRO DE 1985."

Acessibilidade: Não

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8h30 às 16h30 sábados das 9h às 14h30

Email Público: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

Descrição

Monumento a Orlando Stanziani
categoria: busto

localização: Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa – Reserva Técnica, Rua Senador Fláquer nº 470, Centro

descrição do entorno: O busto encontra-se na reserva técnica do Museu.

data de inauguração: 19.10.1986

descrição do bem: Busto em bronze, representando Orlando Stanziani. Tinha a seguinte inscrição: NOSSA HOMENAGEM PELO CARINHO E DEDICAÇÃO QUE ETERNAMENTE SERÁ LEMBRADA. SANTO ANDRÉ, OUTUBRO DE 1985."

informações históricas: O busto foi inaugurado em cerimônia com a presença da viúva, familiares e amigos, para homenagear sua personalidade atuante no Clube da Associação Desportiva Classista Rhodia.
Foi instalado originalmente na entrada do clube e, quando de sua desativação, o busto foi encaminhado para o Museu pelos seus familiares.

autor da obra: Gildo Zampol é escultor e não temos informações sobre sua data de nascimento nem o local. Sabemos apenas que ao terminar o curso primário, veio para São Paulo e começou a trabalhar numa oficina de escultura e ornatos. Em 1930, entrou para o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Mais tarde, a convite do escultor Eugênio Prati, foi trabalhar em seu estúdio na Bela Vista.
Em 1965, fundou a Zampol Artes, onde esculpiu bustos e esculturas para jazigos durante, aproximadamente, 20 anos. Colaborou também com os ateliês do Professor Armando Zago e do Escultor Hélio Di Giusti.
São de sua autoria o mausoléu dos artistas veteranos, jazigos de inúmeras famílias em cemitérios de São Paulo, Guaratinguetá, Ribeirão Pires e Corumbá, inclusive do busto do desbravador do pantanal mato-grossense Nheco, primeira escultura a ser reproduzida em selos no Brasil. Era cunhado de Orlando Stanziani.

homenagem: Orlando Stanziani, o “Stain”, nasceu em Ribeirão Pires, em 1911 e faleceu em 1986, em Santo André. Casou-se com Noemia, com quem teve dois filhos e, em segundas núpcias, com Irma Zampol, viúva que já tinha uma filha, e com quem teve mais três filhos. A família vivia em apartamento no conjunto do “IAPI”, na Vila Guiomar.
Foi admitido na Rhodia Química Brasileira, em 1935, como profissional da oficina de manutenção. Começou a freqüentar o Clube Atlético da Rhodia em 1939, quando passou a se dedicar às causas do clube, sendo responsável durante muito tempo pela biblioteca e para outras atividades esportivo-culturais. Anos mais tarde, quando esse clube foi fechado, ele e alguns companheiros fundaram a “Rhodiamec – Rhodia Mecânica”. Em 1971, houve uma reorganização, passou a se chamar RAC e, posteriormente, ADC Rhodia.
Aposentou-se em 1970, mas nunca deixou de exercer suas atividades na associação.

proteção legal: O busto faz parte do acervo do Museu de Santo André Octaviano Armando Gaiarsa.

propriedade: pública

estado de conservação: bom
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem