Busto em bronze sobre base de madeira entalhada.
Existe uma placa, em bronze, com a seguinte inscrição: “VIVO ERA O MAIOR DOS NOSSOS HOMENS; MORTO É O MAIOR DE NOSSOS SÍMBOLOS”.

Email Público: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

Descrição

Monumento a Ruy Barbosa
categoria: busto

localização: Câmara Municipal de Santo André, Centro Cívico, Praça IV Centenário n°2, Centro

data de inauguração: 05.11.1959 e década de 1970

descrição do bem: Busto em bronze sobre base de madeira entalhada.
Existe uma placa, em bronze, com a seguinte inscrição: “VIVO ERA O MAIOR DOS NOSSOS HOMENS; MORTO É O MAIOR DE NOSSOS SÍMBOLOS”.

descrição do entorno: Encontra-se no salão de recepção da Câmara Municipal de Santo André.

informações históricas: A inauguração do busto foi na data do seu aniversário de nascimento do homenageado, no saguão da antiga Câmara Municipal, que ficava no Edifício Martinelli, à Rua Cel. Oliveira Lima. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Pedro Dell’Antonia, do Prof. Dr. Anhaia Mello, dos vereadores e de várias outras personalidades. Quando a Câmara mudou de endereço, o busto foi reinstalado no hall de entrada. Dez anos antes, foi confeccionado um retrato do homenageado, junto com o de Joaquim Nabuco, dia 05.11.1949 (Jornal “Borda do Campo, dia 13.11.1949)

autor da obra: Antonio Canever nasceu em 1914, em Analândia (São Paulo) e faleceu em 1999. Em 1916, sua família mudou-se para Santo André. Foi presidente da “Societá Italiana di Mutuo Soccorso”
Em 1931, recebeu seu primeiro certificado de habilitação em entalhação artística pelo “Instituto Profissional Masculino de São Paulo”. Participou de várias exposições na Região do ABC, com destaque para os salões de arte da SBASA - Sociedade de Belas Artes de Santo André, na década de 1950.
Projetou várias obras públicas e particulares para as cidades do ABC, São Paulo, Itu, São Lourenço, Petrópolis e outras.
Em Santo André, destacam-se os bustos de Antonio Flaquer, Com. Emílio Sortino, dos Padres Leonardo Nunes, Luiz Capra e Primo Bernardi e de Ruy Barbosa; a estátua de John Kennedy, do molde do Papa João XXIII e de várias outras obras instaladas no Cemitério da Saudade na Vila Assunção.

homenagem: Ruy Barbosa de Oliveira nasceu na Bahia, em 1849 e faleceu em 1923. Foi eleito, em 1879, para a Assembléia Legislativa da Corte Imperial, no Rio de Janeiro.
Na República, foi vice-presidente do Governo Provisório e Ministro da Fazenda. Redigiu a primeira Constituição da República, em 1891. Tomou parte na Revolta da Armada em 1893 e por isso foi obrigado a exilar-se.
Foi candidato à presidência da República por duas vezes. Ocupou a cadeira de senador pela Bahia e de Vice-presidente do Senado entre 1906 e 1909.
Representou o Brasil na Segunda Conferência da Paz, em Haia (1907), ficando conhecido como “Águia de Haia”. Participou da votação do Código Civil elaborado por Clóvis Bevilácqua, e foi fundador da Academia Brasileira de Letras, sendo seu presidente após a morte de Machado de Assis. No final de sua vida, foi eleito juiz da Corte Internacional.

proteção legal: Em 14.08.1995 foi aberto pelo Condephaat (órgão de defesa do patrimônio cultural do Estado de São Paulo) o Processo de nº 33184/95, para estudo de tombamento do Centro Cívico, pelo conjunto da obra do arquiteto Vilanova Artigas e que ainda se encontra em análise.
Também foi aberto o Processo nº 44.899/93, para análise do tombamento da mesma área pelo Comdephaapasa.

propriedade: pública

estado de conservação: bom
evento entre e

Publicado por

COMDEPHAAPASA Conselho Patrimônio Cultural

O COMDEPHAAPASA é o conselho municipal que tem como competências identificar, pesquisar, proteger e valorizar o patrimônio cultural da cidade (bens de natureza material e imaterial).
Possui 12 membros, seis representantes do governo municipal e seis representantes da sociedade civil. Realiza reuniões ordinárias mensais no auditório do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.