Bens culturais de natureza material

Conjunto Residencial Vila Comendador Mansueto Checchi - Vila Mansueto

Descrição curta

Construído em 1953 por Hermenegildo Martins com projeto de Raul F. de Barros. Pensada para ser uma vila para aluguel, as 72 unidades residenciais foram todas comercializadas. A área foi loteada pelo Comendador Mansueto Cecchi, que dá nome ao conjunto.

Email Público: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

CEP: 09030-320

Logradouro: Avenida João Ramalho

Número:

Complemento: 1ª entrada Av. João Ramalho / 2 ª entrada Av. Coronel Fernando Prestes

Bairro: Vila Assunção

Município: Santo André

Estado: SP

Endereço: Avenida João Ramalho, 1ª entrada Av. João Ramalho / 2 ª entrada Av. Coronel Fernando Prestes, Vila Assunção, Santo André, undefined, SP, 09030-320

Descrição

O Conjunto Residencial Mansueto Cecchi, popularmente conhecido como Vila Mansueto Cecchi, remonta a 1953, data de início das obras das 72 residências dispostas no lote entre a Avenida João Ramalho e Rua Coronel Fernando Prestes, na Vila Assunção. Era um momento especial em que estavam em curso diversos movimentos de expansão de moradias, como o caso do Conjunto residencial das Casas Populares, na Vila Metalúrgica, e o Conjunto Residencial do IAPI – Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários, na Vila Guiomar.
Foi neste contexto que Mansueto Cecchi, proprietário e loteador da área, captou essa necessidade e oportunidade. Além deste local loteou outras pequenas áreas em Santa Terezinha (c.1950), Homero Thon (1955), Vila Bela Vista (1958), Jardim Progresso (1961) e Jardim Stella (1962).

Ainda que naquele momento parte das vilas na cidade fossem construídas para aluguel, este não foi o caso deste conjunto residencial que rapidamente foi vendido para famílias de trabalhadores que atuavam no comércio e serviços em Santo André. O conjunto teve projeto de Raul F. de Barros e construção de Hermenegildo Martins.

Para muitos, o conjunto está identificado pelos dois pórticos que garantem a entrada às ruas de passagem. Mas, também, são bastante significativas as características originais do conjunto como o recuo frontal, quintal nos fundos do lote e os detalhes decorativos com características do Neocolonial hispano americano, que lembram um gosto muito característico do momento que foi construído. Desta linguagem arquitetônica também podem ser citados o revestimento externo com massa texturizada, uso de cores diversas e harmoniosas nas edificações,fachada frontal protegida por coroamento de telhas em barro e aplicação de adornos em ferro simbolizando uma ‘rosa dos ventos’ na empena principal. Apesar de importantes mudanças nas fachadas, ainda há identidade dos moradores e transeuntes com o local, o que levou à solicitação do tombamento deste conjunto.

Em agosto de 2018 este conjunto foi tombado como patrimônio cultural da cidade pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André. É valorizado por ser exemplar típico de vilas residenciais, com resquícios da linguagem Neocolonial hispânica. Também se destaca a singularidade física das vilas urbanas, pouco presentes no meio urbano atual de Santo André.

FONTE: Bens Tombados e Registrados de Santo André – SP.

A publicação com as informações completas pode ser acessada através do link:
http://acesse.santoandre.br/BensTombadoseRegistradosSA

As demais publicações da Secretaria de Cultura você pode acessar através do link abaixo:
http://acesse.santoandre.br/PublicacoesSecultSA

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem