Casa da Palavra Mário Quintana - Antiga residência de Dona Paulina Isabel de Queiroz

A Casa da Palavra é um espaço cultural aberto às manifestações da palavra como linguagem, numa perspectiva contemporânea. Propõe-se a articulá-la como pensamento e ideia nos campos da Filosofia, Ciência e Educação e como expressão estética no campo literário e nas demais linguagens artísticas, perpassando pelas culturas tradicional e emergente, assim como pelas novas mídias.

Acessibilidade física:

Horário de funcionamento: terça à sexta das 9h30 às 17 horas

Site: http://www2.santoandre.sp.gov.br/

Email Público: casadapalavra@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4427-7701

Endereço: Praça do Carmo, 171 , Centro, 09010-020, Santo André, SP

CEP: 09010-020

Logradouro: Praça do Carmo

Número: 171

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Santo André

Estado: SP

Bairro:

Descrição

A Residência de Dona Paulina Isabel de Queiroz – Casa da Palavra Mário Quintana é tombada como patrimônio cultural andreense, desde 23/10/1992 , sendo o registro de no. 3 no livro de tombamentos municipais.
A casa foi construída no início dos anos 1920 para servir de residência a Antonio Queirós dos Santos (que faleceu antes de morar ali) e de sua esposa, Dona Paulina. Ficava na mesma quadra que a de seu filho, Bernardino. Grande proprietário de terras, ele manteve diversos negócios, inclusive o de criação de cavalos de corridas, sendo dele o primeiro haras da cidade (Haras Estação). Ocupou os cargos de juiz de paz e de delegado. Suas doações permitiram a construção do primeiro hospital da cidade (atual Centro Hospitalar Municipal) e de Paranapiacaba, a Catedral do Carmo e abertura de diversas ruas (Avenida Queirós dos Santos). A casa foi alugada pela Prefeitura na década de 1930, e foi usada para várias finalidades e até como Gabinete do Prefeito. Atualmente abriga um equipamento cultural voltado para as artes literárias. A Lei nº 7.242, de 7/4/1995, deu sua denominação atual: Casa da Palavra Mario Quintana.
Comdephaapasa http://culturaz.santoandre.sp.gov.br/agente/240/

* Inaugurada em 06 de setembro de 1992

Galeria

evento entre e

Publicado por

Casa da Palavra Mario Quintana

A Casa da Palavra é um espaço cultural aberto às manifestações da palavra como linguagem, numa perspectiva contemporânea. Propõe-se a articulá-la como pensamento e ideia nos campos da filosofia, ciência e educação e como expressão estética no campo literário e nas demais linguagens artísticas, perpassando pelas culturas tradicional e emergente, assim como pelas novas mídias.