Bens culturais de natureza imaterial

Nascente do Rio Grande em Santo André

Descrição curta

Nascentes presentes em Paranapiacaba, formadoras da bacia hidrográfica que compõe o Rio Grande ou Rio Jurubatuba, como também é conhecido. Alimenta a represa Billings e a bacia do rio Pinheiros.

Email Público: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

CEP: 09150-230

Logradouro: Rua Direita

Número: 371

Complemento: Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

Bairro: Paranapiacaba

Município: Santo André

Estado: SP

Endereço: Rua Direita, Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, Paranapiacaba, Santo André, undefined, SP, 09150-230

Descrição

Esta nascente é a principal formadora do rio Grande (ou Jurubatuba), importante rio para a Região Metropolitana de São Paulo. Suas águas, à medida que percorrem para além dos limites de Santo André alimentam a Represa Billings.
Normalmente causa espanto saber que as águas que afloram desta nascente, tão límpidas e próprias para o banho, dão origem ao mesmo rio Pinheiros da cidade de São Paulo.
A nascente que dá origem ao rio Grande brota em Santo André nas encostas mais altas da Serra do Mar, em altitude de 1.095 metros, e localiza-se próximo à divisa com Santos e Mogi das Cruzes. Encontra-se no interior do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, dentro do perímetro do tombamento da Vila de Paranapiacaba, e integra uma rede de mananciais com forte presença na história do manejo das águas urbanas paulistas. Esta nascente, entre outras que se transformam nos rios que abastecem de água as diferentes atividades humanas, testemunha desafios colocados entre a ação humana e da natureza ao longo dos séculos.

Um bom exemplo para compreender esta interação foram as grandes obras de implantação da linha férrea na Serra do Mare o funcionamento da Vila de Paranapiacaba que se instalou neste pontoem razão da estratégica rede de água densamente rica. A própria São Paulo Railway, no final do século XIX, tinha certeza da importância desses mananciais que cuidava com muito zelo, pois necessitava de quantidade crescente de água para o suprimento de seu empreendimento.

Alterações ocorridas com a implantação da barragem da Represa Billings, na década de 1920, comprometeram não apenas as condições naturais, mas também a noção de continuidade desse curso d’água. Mas, com estudos geográficos foi possível determinar o seu papel na produção de água límpida para esta Represa. Em momentos mais recentes, na década de 1950, o abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo se configurou em um novo objetivo, com o uso de água da Represa Billings para consumo humano. Nesta importante atividade de produção de água que atinge quase a totalidade da população do ABC, tem-se a participação ativa dessa pequena nascente produzindo água no alto da Serra do Mar.

Além disso, outras relações se estabelecem com esta nascente e os pequenos córregos que podem ser encontrados no Parque Municipal Nascentes de Paranapiacaba: destacam-se a fruição do ambiente natural, as expedições nas trilhas e a simples contemplação da paisagem. É um novo tipo de vivência com a água, agora mais voltada para o estabelecimento de conexões ecossistêmicas, vinculando esta nascente a todo o sistema constituído por áreas de remanescentes de Mata Atlântica e regiões urbanas que dependem de seu abastecimento.

Em outubro de 2013 a nascente que origina o Rio Grande foi tombada como patrimônio cultural do município pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André, considerando que é um elemento de importância como origem de relevante curso d’água, estabelecendo limites que extrapolam o município e são de significativo impacto regional e estadual.

FONTE: Bens Tombados e Registrados de Santo André – SP.

A publicação com as informações completas pode ser acessada através do link:
http://acesse.santoandre.br/BensTombadoseRegistradosSA

As demais publicações da Secretaria de Cultura você pode acessar através do link abaixo:
http://acesse.santoandre.br/PublicacoesSecultSA

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem