Bens culturais de natureza material

Capela São José da Boa Viagem

Descrição curta

A capela foi construída por volta de 1910 perto da estação ferroviária de Campo Grande para atender ao afluxo de moradores e viajantes. Projeto de Luiz Capra, pároco de Ribeirão Pires e Alto da Serra. Acima da edificação há uma imagem de Cristo.

Email Público: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

CEP: 09150-155

Logradouro: Rodovia Deputado Antonio Adib Chammas

Número: km47

Complemento:

Bairro: Paranapiacaba

Município: Santo André

Estado: SP

Endereço: Rodovia Deputado Antonio Adib Chammas, , Paranapiacaba, Santo André, undefined, SP, 09150-155

Descrição

A Capela São José da Boa Viagem está localizada no alto da colina próxima à Estação ferroviária de Campo Grande, uma das estações que integrava a estrada de ferro que ligava Santos a Jundiaí. A estação era pequena, classificada como ‘terceira classe’, e voltada para a centralização do transporte de madeira e carvão explorados por serrarias e carvoarias de uma vasta área que ia até Mogi das Cruzes. Além da extração de madeira, a extração de brita em pedreiras, localizadas nas regiões entre Rio Grande e Campo Grande, e produção de cerâmica ocorrida entre os anos 1940 e 1960 foram atividades econômicas que atraíram famílias para o núcleo que se instalou no entorno da estação de Campo Grande desde o começo do século XX. Os grupos familiares eram, em sua maioria, imigrantes italianos, portugueses e espanhóis. Alguns eram trabalhadores que já tinham auxiliado na construção da linha férrea e outros vieram atraídos pelo trabalho com a produção madeireira.

As necessidades religiosas decorrentes do incremento populacional levaram o padre Luiz Capra, capelão da região de Ribeirão Pires e Alto da Serra (atual Paranapiacaba), a idealizar a construção de uma capela, construída em 1910, e consagrada a São José da Boa Viagem entre maio de 1912 e abril de 1913. Apesar de não possuir um pároco permanente, conformou-se como ponto de encontro da comunidade que ali realizava casamentos, missas, batizados, procissões, entre outras atividades. Construída em alvenaria, tem uma porta em madeira em formato de arco e duas aberturas laterais para entrada de luz. Em seu interior, além de dois oratórios laterais, foi construído um pequeno altar central.

No alto da edificação, em local de ampla visão para todos foi instalada uma imagem do Cristo Redentor. Este segurava em uma de suas mãos um cajado ou uma cruz, e a outra, arqueada, se dirige para aqueles que se passavam pela localidade. Há um fato curioso com relação à estátua de Cristo Redentor, sempre recontado pela tradição oral. Relata-se que na década de 1930 choveu 25 dias seguidos nessa região, dificultando o trabalho na extração e transporte de madeira até a estação ferroviária de Campo Grande. O madeireiro Angelin Arnoni revoltado com tal situação disparou um tiro certeiro que arrancou dois dedos da imagem de Cristo. Conta-se que, imediatamente após o ocorrido, o tempo se abriu com sol e a labuta pode ser reiniciada. Com o tempo, os braços foram se deteriorando e possivelmente nos anos 1990 foi feita uma recomposição de maneira diversa da original, com os dois braços voltados para o mar. Em nova intervenção em 2022 foi mantida esta posição, mas com mudanças no formato dos braços e mãos da imagem.

O conjunto da capela foi tombado em maio de 2011 pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André. Seu valor como patrimônio cultural do município está associado à sua permanência centenária na paisagem, sua ligação à devoção católica de moradores que ali encontraram abrigo para sua fé, além de ter sido local catalizador de dinâmicas socioculturais daquela comunidade, mantendo até os presentes dias uso eventual para celebração de missas e ações religiosas.

FONTE: Bens Tombados e Registrados de Santo André – SP.

A publicação com as informações completas pode ser acessada através do link:
http://acesse.santoandre.br/BensTombadoseRegistradosSA

As demais publicações da Secretaria de Cultura você pode acessar através do link abaixo:
http://acesse.santoandre.br/PublicacoesSecultSA

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem