Bens culturais de natureza material

Residência e sapataria dos irmãos Frederico - Imóvel na Rua Francisco Amaro

Descrição curta

Edificação decorrente da formação da Vila Assunção. Além de residência era, desde 1935, uma oficina de calçados. João Frederico, proprietário, era atuante na Banda Lira de Santo André e promovia ensaios musicais em espaços anexos a essa construção.

Email Público: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

CEP: 09020-250

Logradouro: Rua Coronel Francisco Amaro

Número: 570

Complemento:

Bairro: Centro

Município: Santo André

Estado: SP

Endereço: Rua Coronel Francisco Amaro, 570 , Centro, 09020-250, Santo André, SP

Descrição

Esta edificação fez parte da formação da Vila Ypiranguinha, um dos primeiros parcelamentos implantados em Santo André. Este estava localizado nas proximidades do antigo caminho que ligava a estação ferroviária à Vila de São Bernardo e foi loteado entre 1905-1909, o bairro foi ocupado por imigrantes que vieram em busca de empregos na maior fábrica da região, a Tecelagem Silva, Seabra& Cia, que era chamada de Tecelagem Ipiranguinha.

No bairro implantou-se, em 1912, a Santa Casa de Misericórdia, onde hoje é o Centro Hospitalar Municipal de Santo André, e a Paróquia de Santo André, conhecida também como Igreja Matriz de Santo André, em 1914. Conforme o bairro foi crescendo e novos loteamentos foram surgindo, novas atividades se instalaram. Foi o caso de armazéns de secos e molhados, padarias, lojas de ferragens, sapatarias, costureiras etc.

Esta edificação de uso misto - comercial e residencial - se insere neste movimento de ampliação. Os documentos da Prefeitura mostram que em 1935 ali existia uma pequena fábrica de calçados dos Irmãos Frederico. Não se sabe exatamente seu tamanho e produção, mas deveria ser pequena, uma espécie de oficina para consertos e produção de sapatos para a vizinhança.

Seu proprietário e morador, João Frederico, chegou a Santo André por volta de 1909 e começou como lustrador de móveis. Com o irmão passou a atuar no ramo da sapataria. Mas, ele tinha uma paixão, que era a música. Tanto que iniciou em 1916 estudos com Antonio Galluzzi, maestro de uma antiga banda ligada ao Tiro de Guerra. Desta banda surgiu, em 1918, a Corporação Musical Lira de Santo André, ou Banda Lira como é popularmente conhecida. Os músicos animavam eventos domingueiros e apresentações de cinema e circo, além de atividades cívicas. Os tempos eram difíceis tanto para a compra de instrumentos, como para encontrar lugares para os ensaios, o que os levaram a utilizar espaços improvisados como um barracão existente nos fundos do lote dessa edificação. João Frederico sempre esteve atuante nas atividades da Banda Lira e acompanhou quando o grupo conseguiu apoio da Prefeitura para uma sede no Parque Antonio Fláquer. Na atualidade, com mais de 100 anos, este grupo musical é uma manifestação cultural importante para a Cidade.

Esta edificação térrea sobre porão, construída no alinhamento da rua, indica um padrão de construção muito comum às casas populares de Santo André no início do século XX. Em seu frontão se avista a data que foi construída: 1923, explicitando que sua permanência no tempo é centenária.

O edifício foi tombado em novembro de 2011 como patrimônio cultural da cidade pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André. Sua valorização como patrimônio cultural protegido se deve à sua permanência na paisagem, por ser remanescente dos períodos iniciais do bairro e ser um misto de construção comercial e residencial, caracterizando um modo de viver em Santo André, além de ter parte de sua história ligada à Banda Lira de Santo André.

FONTE: Bens Tombados e Registrados de Santo André – SP.

A publicação com as informações completas pode ser acessada através do link:
http://acesse.santoandre.br/BensTombadoseRegistradosSA

As demais publicações da Secretaria de Cultura você pode acessar através do link abaixo:
http://acesse.santoandre.br/PublicacoesSecultSA

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem