Bens culturais de natureza material

Jardim Japonês “Cidade de Takasaki”

Descrição curta

Implantado em 1978, foi recebendo símbolos comemorativos para homenagear os 70 anos da imigração japonesa no Brasil e seu centenário, em 2008. Ao longo dos anos comemora-se também o intercâmbio de Santo André com a cidade-irmã Takasaki, no Japão.

Email Público: comdephaapasa@santoandre.sp.gov.br

Telefone Público: (11) 4436-3631

CEP: 09133-000

Logradouro: Estrada do Pedroso

Número: 3000

Complemento: Parque do Pedroso

Bairro: Parque Miami

Município: Santo André

Estado: SP

Endereço: Estrada do Pedroso, Parque do Pedroso, Parque Miami, Santo André, undefined, SP, 09133-000

Descrição

O conjunto que compõe o Jardim japonês Cidade de Takasaki é uma homenagem à presença dos imigrantes japoneses que chegaram desde o começo do século XX em Santo André. Este jardim situa-se no Parque Natural do Pedroso, maior reserva de Mata Atlântica da região. Esta área é remanescente de terras da família Pedroso e foi adquirida pela Prefeitura de Santo André em 1944 com vistas a proteger e incrementar os mananciais de água para consumo humano. Quase trinta anos depois, em 1973, foi criado um parque com foco voltado ao lazer, com a presença de teleférico, quadras, áreas de recreio e pedalinhos. Porém, diante da importância desta reserva natural, desde o final dos anos 1990 o parque foi transformado em área de proteção do meio ambiente, denominada atualmente de Parque Natural do Pedroso “Prefeito Lincoln Grillo”.

O jardim japonês foi criado em 1978, com o intuito inicial de homenagear os 70 anos da imigração japonesa no Brasil. Ao longo dos anos foi recebendo outros símbolos comemorativos até 2008, quando se festejaram os 100 anos da presença dos japoneses no país. Além destas datas comemora-se, também, a geminação de Santo André com a cidade-irmã de Takasaki, no Japão. O convênio entre as duas cidades foi ratificado em 1982 e desde então são realizados intercâmbios culturais e educacionais. Atualmente o Jardim japonês Cidade de Takasaki é composto por dois lagos, um conjunto de arbustos de azaleias, cerejeiras, ipês e pinheiros, além de dois bloco sem granito negro com ideogramas, placas comemorativas, uma réplica de um Tori – portal de entrada em templos xintoístas que representam a purificação da alma – e uma ponte que representa a amizade entre os dois povos.

O primeiro bloco em granito representa o início das comemorações da imigração japonesa em 1978, com um ideograma cujo significado se associa ao espírito desbravador ou pioneiro. Este foi sugerido pelo Primeiro Ministro japonês à época,Takeo Fukuda. O segundo bloco de granito, inaugurado em 2008, refere-se aos 100 anos de imigração japonesa e tem a inscrição “Novos conhecimentos a partir da antiga sabedoria”. A inscrição foi indicada pelo então Primeiro Ministro do Japão Yasuo Fukuda.

Este conjunto foi tombado pelo COMDEPHAAPASA – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André – em dezembro de 2008, no ano das comemorações aos 100 anos de imigração japonesa, após solicitação de vereadora da Câmara Municipal. O valor identificado para esta obra é simbólico e rememorativo da presença centenária de imigrantes japoneses em Santo André.

FONTE: Bens Tombados e Registrados de Santo André – SP.

A publicação com as informações completas pode ser acessada através do link:
http://acesse.santoandre.br/BensTombadoseRegistradosSA

As demais publicações da Secretaria de Cultura você pode acessar através do link abaixo:
http://acesse.santoandre.br/PublicacoesSecultSA

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem